Em Resende os produtores de gado recebem incentivos à produção

Em Resende os produtores de gado recebem incentivos à produção

No âmbito das normas reguladoras de Atribuição de Incentivos à Criação de Gado Bovino Tradicional – Raça Arouquesa e do Gado Ovino e Caprino, a Câmara Municipal de Resende vai proceder à entrega de incentivos aos produtores de gado.

A entrega dos incentivos irá decorrer no próximo dia 25 de julho, durante a tradicional Feira de S. Cristóvão. No total serão entregues 27.435,50 euros a 101 produtores, a que corresponde um total de 669 animais, dos quais 378 são bovinos autóctones de raça arouquesa.
A Feira de S. Cristóvão é uma tradição que perdura há mais de um século na região. No dia 25 de julho, às 9h30, decorre o Concurso Pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa, seguindo-se, às 12h00, a entrega de prémios relativos ao incentivo da Criação de Bovinos de Raça Arouquesa e pequenos ruminantes do concelho de Resende e, às 13h30, a entrega de prémios relativos ao Concurso Pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa. Às 16h00 tem lugar a mostra de reprodutores (touros e carneiros).
O concelho de Resende continua a ter na criação de gado tradicional um dos seus grandes recursos, pois uma parte significativa da população continua a viver da agricultura e da criação de gado, sobretudo na Serra do Montemuro.
Para o  Município de Resende a atribuição destes incentivos pretende manter a tradição, contribuindo para a fixação das pessoas e para o desenvolvimento da produção agropecuária.

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior Especialista em incêndios diz que “infelizmente continua a faltar trabalho de preparação da floresta”
Próximo CONFAGRI promove Colóquio “o Investimento Agrícola na Região de Torre de Moncorvo”

Artigos relacionados

Últimas

Governo diz que “tudo mudou” desde Pedrógão, PSD faz “crónica do que não foi feito”

O ministro do Ambiente defendeu, esta quinta-feira, que “tudo mudou” desde os incêndios de Pedrógão Grande em 2017, depois de o PSD […]

Dossiers

Projeto na Sertã quer valorizar madeira de acácia para ser mais fácil combater a espécie

A acácia, espécie classificada como invasora, tem vindo a crescer no país. Para combater a invasão, na Sertã, pensa-se em formas de aplicação da […]

Sugeridas

Investigadora portuguesa tem melhor tese em temas agrícolas

Carla Sofia Santos, investigadora da Escola Superior de Biotecnologia da Católica no Porto, tem a melhor tese de doutoramento em temas agrícolas da Península Ibérica. […]