€208 milhões para Revitalização do Pinhal Interior

€208 milhões para Revitalização do Pinhal Interior

Atualização do Plano inclui financiamento de novos projetos, com destaque para as áreas da floresta, ambiente, agricultura e ordenamento.

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, anunciou a atualização do Plano de Revitalização do Pinhal Interior, com a inclusão de um conjunto de novos projetos, no valor de cerca de 200 milhões de euros e com um horizonte temporal de cinco anos, concretizados através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O financiamento previsto é distribuído por cinco áreas, sendo a floresta, a agricultura, o ambiente e o ordenamento os que terão mais apoio, e os projetos aprovados resultam do trabalho entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que vai coordenar os trabalhos na região, as cinco Comunidades Intermunicipais (CIM) envolvidas e os atores do território.

Uma das novidades da atualização do Plano de Revitalização do Pinhal Interior é a implementação do Centro de Competências Geoespacial, no concelho de Penela (na foto), distrito de Coimbra, com vista a concluir o cadastro simplificado dos prédios rústicos e mistos e ajudar os candidatos aos apoios.

O diploma agora aprovado também alarga o âmbito territorial do programa, que passa a incluir o concelho do Sardoal e 15 outras freguesias dos concelhos de Castelo Branco, Fundão, Penacova e Vila Velha de Rodão. O programa já abrangia os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Mação, Miranda do Corvo, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Proença-a-Nova, Sertã, Tábua, Vila de Rei e Vila Nova de Poiares.

O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.

Comente este artigo
Anterior Vídeo resumo da conferência "o regadio no caminho dos sistemas de energia e água" - Agroglobal 2021
Próximo Navigator promove diálogo sobre a proteção da floresta e a ocupação sustentável do território

Artigos relacionados

Nacional

Dona Uva ganha Prémio Cinco Estrelas 2019 na categoria Fruta

Na quinta edição do Prémio Cinco Estrelas, a marca de uva de mesa portuguesa Dona Uva foi a vencedora na categoria “Fruta”. […]

Nacional

ICNF volta a promover Mercado de Natal das Áreas Protegidas

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas convida pela 5.ª vez os aderentes da marca Natural.PT, marca do ICNF, […]

Dossiers

Mau Tempo: PSD questiona Governo sobre apoios aos agricultores de Vila Real

O PSD questionou hoje o ministério da Agricultura sobre as medidas que estão a ser equacionadas para ajudar os produtores afetados pela intensa queda de granizo em Vila Real. […]