As declarações foram proferidas pelo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, referindo-se ao acordo que permitiu desbloquear as exportações dos cereais ucranianos.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu, este sábado, aos países do Sudeste Asiático que tomem todas as medidas possíveis para impedir que a Rússia faça ‘jogos da fome’ devido a um acordo de transporte de cereais e de outros alimentos através do Mar Negro, que pode expirar na próxima semana, se a Rússia ou a Ucrânia se opuserem à sua extensão.
Dmytro Kuleba referiu, citado pela Reuters, que deveriam ser tomadas medidas para garantir que os embarques não sejam atrasados intencionalmente e, por isso, obrigassem os preços globais a subir.
“Não basta apenas manter a Rússia a bordo. Também é importante garantir que os inspetores russos que participam nesta iniciativa atuem de boa fé e inspecionem os navios sem atrasos artificiais. Peço a todos os membros da ASEAN [Associação de Nações do Sudeste Asiático] que usem todos os métodos possíveis para impedir a Rússia de jogar ‘jogos de fome’ com o mundo”, afirmou.
Este acordo, concluído sob a égide da ONU e da Turquia em julho, permitiu […]