O Workshop “Pragas de Quarentena da Videira”, promovido pela DRAPLVT – Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, em parceria com a RRN – Rede Rural Nacional, e a VITICERT, realizou-se no dia 31 de março nas instalações da VITICERT, na freguesia do Pó, Bombarral. A Sessão de Abertura coube ao Diretor Regional da DRAPLVT, José Nuno de Lacerda Fonseca e a André Monteiro, Presidente da VITICERT.
O Workshop teve como objetivo a partilha de ideias e sensibilização para o impacto, consequências e implicações do aparecimento/deteção na região de algumas pragas de quarentena que afetam a videira, designadamente a Xylella fastidiosa e a Flavescência Dourada.
A Sessão contou com a apresentação de Clara Serra e Kátia Teixeira, Técnicas Especialistas da DGAV, que abordaram as temáticas Xylella fastidiosa e Flavescência Dourada, respetivamente.
Em representação da DRAPLVT estiveram também presentes a Chefe de Divisão de Agricultura Alimentação e Território, Eufémia Capucho, o Ponto Focal da Rede Rural Nacional da LVT Ana Alberty e Maísa Oliveira, as inspetoras fitossanitárias Paula Pedro e Patrícia Rodrigues e o técnico Narciso Vieira.
Seguiu-se um debate, onde foram colocadas dúvidas e considerações acerca do tema.
Aceda às apresentações:
- Programa.pdf
- Xylella Fastidiosa.pdf, por Clara Serra (DGAV)
- Flavescência dourada.pdf, por Kátia Teixeira (DGAV)
Notícia enviada pelo Ponto Focal de Lisboa e Vale do Tejo.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.