Diretor Regional apresenta realidade agrícola dos Açores nos EUA

Diretor Regional apresenta realidade agrícola dos Açores nos EUA

“Esta é uma deslocação que tem uma dupla vertente, pois, por um lado, servirá para observar e aprender com aquilo que de melhor se está a fazer no setor agrícola em termos mundiais, nomeadamente ao nível do recurso a tecnologia de ponta, e, por outro, dar a conhecer a realidade e o desenvolvimento sustentável da agricultura praticada nos Açores”, afirmou José Élio Ventura, cuja palestra naquele certame terá lugar terça-feira.

A ‘World Ag Expo’ decorre de 11 a 13 de fevereiro, na cidade de Tulare, contando com mais de 1.400 expositores e a representação de 70 países, que exibem tecnologia e equipamentos agrícolas de ponta em 2,6 milhões de metros quadrados de área.

Durante a sua deslocação à Califórnia, o Diretor Regional da Agricultura vai visitar vários expositores presentes na feira e contactar com agricultores, empresários e autoridades locais.

O programa inclui ainda a visita a explorações agrícolas de emigrantes açorianos, bem como um encontro com o presidente da AGRIAN, empresa de tecnologia agrária que é propriedade de Richard Machado, que emigrou da ilha das Flores para os EUA em criança.

No último dia do certame, José Élio Ventura participa no pequeno-almoço oficial da feira, que reunirá mais de 700 pessoas ligadas ao setor agrícola.

A visita do Diretor Regional da Agricultura resulta de um convite feito pelo Portuguese Beyond Borders Institute, da Universidade Estadual da Califórnia, em Fresno, onde também vai proferir uma palestra, no âmbito do ciclo de conferências desta instituição sobre a agricultura nos Açores.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Açoriano Oriental.

Anterior Produção de azeitona para azeite será das maiores “dos últimos 80 anos”
Próximo Portugal leva 75 produtores de vinho à estreia da Vinexpo Paris

Artigos relacionados

Nacional

DIVA: 2.ª edição de programa de apoio a empresas vai financiar 68 PME dos sectores agroalimentar, ambiental e florestal

A segunda edição do programa de apoio a projectos inovadores, de base tecnológica, com aplicação nos sectores agroalimentar, ambiental e […]

Nacional

Dominado incêndio em Águeda

Um incêndio que deflagrou na noite de segunda-feira numa zona florestal em Águeda e que chegou a ser combatido por 142 operacionais, […]

Nacional

Ecobebidas desenvolvidas por estudantes da UC distinguidas pela Agência Nacional de Inovação

A Agência Nacional de Inovação (ANI) acaba de distinguir a Toal, gama constituída por duas ecobebidas produzidas a partir de subprodutos das indústrias de queijo e hortofrutícola, […]