A gestão dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos é fundamental para a vida humana, para o desenvolvimento económico e para a sustentabilidade ambiental. Eventos extremos, tanto secas como cheias, têm um elevado potencial disruptivo e trazem riscos para atividades económicas, infraestruturas, ecossistemas, a vida e a saúde das populações.
A Associação Portuguesa do Recursos Hídricos – APRH – é uma associação técnica e científica, dedicada aos vários temas da água. Fundada em 1977, a sua atividade assenta na gestão integrada dos recursos hídricos, apoiando a definição de políticas e promovendo o progresso do conhecimento científico e técnico.
A APRH promove uma abordagem integrada dos temas de quantidade e qualidade, das águas interiores, estuarinas e costeiras, tanto superficiais como subterrâneas. Dinamiza a partilha de conhecimento e a discussão entre profissionais com intervenção no domínio dos recursos hídricos, tendo sido responsável pela promoção e co-promoção de mais de 500 eventos e projetos, realizados em Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique. Nesta caminhada participaram, até hoje, mais de 50 000 pessoas.
O DIA NACIONAL DA ÁGUA é celebrado em Portugal, desde 1 de outubro de 1983. A criação desta data comemorativa resulta de uma solicitação feita pela APRH ao Primeiro Ministro à data. Este dia tem um significado simbólico, por se tratar do início do ano hidrológico em Portugal e a APRH congratula-se pela sua existência, pois possibilita a todos, como sociedade, refletir sobre as questões da água e poder alicerçar a partilha de informação, estudos, discussões, decisões e políticas adequadas aos desafios do presente, visando construir um futuro cada vez mais sustentável.
Convidamos todos a ver a Mensagem do Presidente da Comissão Diretiva da APRH, por ocasião dos 40 Anos do Dia Nacional da Água.
Fonte: APRH