Dia Nacional da Agricultura – 22 de maio – São Miguel, Açores

Dia Nacional da Agricultura – 22 de maio – São Miguel, Açores

A Associação Agrícola de São Miguel informa que em colaboração com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e do Governo dos Açores, outras entidades públicas, privadas e cooperativas promoverá o ‘Dia Nacional da Agricultura’, no próximo dia 22 de maio, entre as 9H00 e as 15H00, no mercado agrícola de Santana, no recinto da feira.

Este evento decorre da iniciativa promovida a nível nacional pela CAP e pelo fórum estudante e terá a participação de cerca de 4.000 crianças, de escolas pertencentes a vários concelhos da ilha de São Miguel, sendo que este ano, tem como tema o LEITE.

Este dia tem como objetivo sensibilizar os jovens do 1.º ao 6.º ano, para a importância da agricultura, do mundo rural e do desenvolvimento sustentável na região. Pretende-se aprofundar o conhecimento dos jovens na agricultura, pelo que, serão organizadas um conjunto alargado de atividades capazes de abranger várias vertentes do setor agrícola, explorando também a área ambiental, onde se privilegiará o contacto das crianças com a terra onde se plantam as culturas e com os diferentes animais expostos, nomeadamente, pela possibilidade de  ordenhar uma vaca leiteira.

Assim, e para que crianças possam sentir e perceber a realidade da agricultura, estarão expostos animais (bovinos, aves, equídeos, suínos, ovinos, caprinos, galinhas, coelhos, patos e abelhas), bem como, culturas da área hortícola e frutícola em diferentes fases de desenvolvimento (ciclo vegetativo), e mostras nas vertentes florícola e de cereais, estando também presente, a componente florestal e de maquinaria agrícola.

Participarão igualmente, as indústrias de lacticínios que ajudarão as crianças a entender e compreender o ciclo de leite, tão importante para a economia regional.

Irá ser criado um espaço de animação, onde serão privilegiados os jogos tradicionais e jogos de tabuleiros alusivos à agricultura.  

A quinta didática projetada ajudará as crianças a conhecer melhor a cadeia alimentar, desde o produtor até ao consumidor, nomeadamente dos produtos dos Açores.

Santana, 20 de maio de 2019

O Conselho de Administração

Comente este artigo
Anterior I Semana Gastronómica do Porco Malhado de Alcobaça
Próximo Governo pede esclarecimentos sobre apoios europeus a deputada socialista. Caso vai “ser fiscalizado”

Artigos relacionados

Eventos

Fórum Agrogarante – Conversas de Agricultura – 10 de Novembro 2017 – Vila Real

A Agrogarante irá organizar um Fórum Agrogarante “Conversas de Agricultura” no dia 10 de Novembro em Vila Real, no Auditório da NERVIR, com início programado para as 14h30.
O Fórum, enquadrado no âmbito das Conversas de Agricultura que a Agrogarante tem vindo a realizar nos últimos anos, […]

Eventos

Conferências Vida Rural: Inovação Viticultura, Olivicultura e Amendoal – 31 de outubro – Mirandela

Vinha, olival e amendoal são as culturas que fazem a diferença no tecido agrícola transmontano. É esta trilogia, que abreviamos por VOA, que está a permitir o desenvolvimento e estabelecimento de novos projetos e agricultores, mas também a consolidação e o crescimento de explorações agrícolas tradicionais. […]

Eventos

Simpósio Melão e Abóbora – 15 Fevereiro – Ferreira do Alentejo

[Fonte: Magos Irrigation Systems]
Magos Irrigation Systems organiza “Simpósio Melão e Abóbora” em Ferreira do Alentejo
A Magos Irrigation Systems organiza a 15 de Fevereiro, às 10h, no auditório da ABORO- Associação de Beneficiários da Obra de Rega de Odivelas, em Ferreira do Alentejo, […]