Em 2019, o Conselho Executivo da UNESCO, seguindo uma proposta da Líbia e da Tunísia, apresentou uma recomendação para que se assinalasse, todos os anos, o dia 26 de novembro, como Dia Mundial da Oliveira.
Os atributos mundialmente reconhecidos a esta árvore foram os fundamentos da proposta apresentada. A sua longa existência, no mínimo 6000 anos de história, a sua longevidade, pode atingir 3000 anos, a simbologia que lhe é atribuída ( paz, riqueza, fertilidade, força, harmonia,…), o reconhecimento que lhe é feito pela literatura sagrada (Torah, Bíblia e Alcorão), as diversas aplicações, dos seus derivados, nos vários domínios da atividade humana (iluminação, construção e decoração, até à indústria farmacêutica e sanitária), o seu cultivo que, ao longo do tempo, se estendeu a 56 países, o seu impacto no desenvolvimento económico e social sustentável e os benefícios do azeite na saúde, são alguns dos atributos que levaram a que, na 40.ª Sessão da Conferência da UNESCO, esta proposta fosse aprovada.
Desde então, a UNESCO recomenda que se celebre este dia com a realização de workshops, palestras, degustações, entre outras, por forma a sensibilizar a comunidade para a necessidade de proteger e prolongar a existência desta árvore ancestral, preservando o seu valor de longa data. É neste espírito que o Município de Mirandela se associa, uma vez mais, ao Projeto Europeu Olive4All e, também, à Rede Nacional de Comemoração do Dia Mundial da Oliveira.