Efeméride comemora-se a 25 de setembro desde 2023, por iniciativa da DECO PROteste
Portal da Sustentabilidade e selo “escolha verde” demonstram um ano de mudança para futuro sustentável
Assinala-se a 25 de setembro o primeiro aniversário do Dia Nacional da Sustentabilidade. Esta efeméride, que resulta de um trabalho da DECO PROteste, foi publicada em Diário da República em junho de 2023 e fez de Portugal o primeiro país a celebrar esta data. Desde então, a sustentabilidade ganhou mais relevância na vida das pessoas, nos programas do Governo e nas políticas europeias, assim como nas estratégias das empresas e no seu financiamento.
O Dia Nacional da Sustentabilidade pretende ser o mote para a mudança a nível nacional, para que a sustentabilidade seja prioritária nas estratégias públicas e das empresas, contribuindo para uma comunicação mais transparente e honesta com os consumidores.
“É com orgulho que celebramos o primeiro aniversário do Dia Nacional da Sustentabilidade, uma iniciativa que é de todos os portugueses. Continuamos a trabalhar para sermos cada vez mais ativos na apresentação de uma informação mais clara e rigorosa para que os consumidores façam escolhas conscientes e sustentáveis”, afirma Rita Rodrigues, diretora de comunicação da DECO PROteste.
Novas medidas: Energia, Embalagens e Água
A DECO PROteste destaca a importância de medidas recentes em áreas cruciais como a energia, a gestão de resíduos e a água: apesar de aplaudir a descida do IVA da eletricidade, reitera a necessidade de alargar a taxa reduzida a toda a fatura de eletricidade e gás para todas as famílias. No que concerne a embalagens e resíduos, a organização defende a aplicação de uma taxa a todas as embalagens de utilização única, independentemente do material, com vista a reduzir a produção de resíduos. Na água, a organização de defesa dos consumidores apela a um maior investimento na reabilitação das redes de abastecimento de água, na modernização das infraestruturas e na implementação de medidas que promovam a eficiência hídrica. É também essencial investir em infraestruturas que permitam armazenar e tratar as águas pluviais e cinzentas, para o seu aproveitamento em domínios que não requerem potabilidade.
(cont. página seguinte)
Portal da Sustentabilidade
Através de iniciativas como a conferência Visões do Futuro, que decorreu a 20 e 21 de setembro, e que juntou em debate empresas, decisores e consumidores (ver documento em anexo com citações), a DECO PROteste renova o compromisso com um futuro mais sustentável.
Consciente das preocupações crescentes dos consumidores com o tema, no ano de aniversário do Dia Nacional da Sustentabilidade a DECO PROteste redesenhou o Portal da Sustentabilidade, que reúne simuladores de áreas como a eficiência energética, a gestão de resíduos e o consumo consciente. Com base na jornada do consumidor, a DECO PROteste identifica também áreas-chave que ajudem os consumidores a integrar a sustentabilidade no dia-a-dia.
Selo “Escolha Verde”
Além do Portal da Sustentabilidade, a DECO Proteste disponibiliza ainda o selo “Escolha Verde”, que distingue produtos com bom desempenho ambiental. Estes selos indicam que o produto que está a adquirir respeita um ou mais parâmetros da sustentabilidade, seja o ambiente, a origem, a preservação da vida animal, entre muitos outros conceitos e foram alargados a novas categorias de produtos, incluindo frigoríficos, máquinas de lavar loiça, máquinas de lavar roupa e aparelhos de ar condicionado. O selo pretende auxiliar os consumidores na escolha de equipamentos mais sustentáveis e de qualidade.
Fonte: DECO PROteste