Criada petição para promover a agricultura junto dos jovens

Criada petição para promover a agricultura junto dos jovens

[Fonte: Notícia ao Minuto]

Empresário lembra que nova vaga de jovens agricultores têm sido fundamental para começar a inverter um dos males da nossa agricultura – o excessivo envelhecimento dos agricultores portugueses.

José Martino, empresário agrícola e blogger, acaba de lançar uma petição que visa obter mais apoios para os jovens que queiram investir numa carreira na agricultura.

Em ‘Agricultura Portuguesa – Jovens Agricultores’, o também dirigente associativo reivindica o reforço da “dotação orçamental dos concursos já abertos e que não têm dinheiro disponível para apoiar os projetos aprovados, bem como nos concursos a abrir ao longo da legislatura”, lembrando ainda que a “agricultura portuguesa tem vindo nos últimos anos a ser um dos setores da economia nacional com desempenhos mais positivos ao nível das exportações e substituição de importações”.

José Martino pretende que a petição seja discutida e votada na Assembleia da República como recomendação ao Governo para colocar os fundos financeiros necessários aos concursos abertos e a abrir, de 1.ª instalação de jovens agricultores e respetivos apoios aos investimento”.

Comente este artigo
Anterior Embalagens de produtos fitofarmacêuticos com pictogramas obrigatórios desde 1 de Junho
Próximo Suben los precios de los alimentos un 0,3 %

Artigos relacionados

Últimas

Estatuto da Agricultura Familiar

[Fonte: Voz do Campo]

Finalmente, foi publicado no Diário da República o Decreto-Lei nº 64/2018 de 7 de Agosto, que consagra o Estatuto da Agricultura Familiar.
Em nota chegada à nossa redação, a  CNA, Confederação Nacional de Agricultura, diz ser “um processo em que tomou a iniciativa e para o qual contribuiu decisivamente, […]

Nacional

Castas de Portugal: Jaen

[Fonte: Vida Rural]
Casta autóctone portuguesa
Mencía (Bierzo – Espanha).
A actual utilização desta casta em plantações é muito baixo, inferior a 0,5%.
Informação Viticert
Morfologia
Extremidade do ramo jovem: Aberta, com carmim generalizado e fraco, nula densidade de pêlos prostrados. […]

Nacional

Ministério Público investiga incêndio do Pinhal de Leiria

[Fonte: Jornal económico]

O Ministério Público vai abrir uma investigação ao incêndio que devastou grande parte da Mata Nacional de Leiria, na sequência de uma queixa de cidadãos da Marinha Grande que pede a intervenção da Procuradora Geral da República (PGR) e arrola como testemunha o presidente da Câmara da Marinha Grande, […]