IRRIGANTS D’EUROPE – Nova Associação Europeia da agricultura de regadio

IRRIGANTS D’EUROPE – Nova Associação Europeia da agricultura de regadio

Setor europeu da agricultura de regadio organiza-se numa única associação.
Portugal recebe a cerimónia da assinatura de constituição da IRRIGANTS d’EUROPE, a primeira associação na Europa que oficialmente tem como objetivo defender o setor da agricultura de regadio. Mais de 7,7 milhões de hectares de regadio vão estar reunidos na criação daquela que será a IRRIGANTS d’EUROPE, associação que visa a defesa e o desenvolvimento do Regadio Europeu.

As maiores Associações Gestoras de Água para Agricultura uniram-se para um melhor diálogo com as instituições europeias. Os fundadores são associações de âmbito nacional, encarregues da gestão da água nos Estados-Membros onde o regadio é mais expressivo, nomeadamente:

• ANBI – Associazione Nazionale Consorzi di Gestione e Tutela del Territorio e Acque Irriga (Itália) • FENACORE – Federación Nacional de las Comunidades de Regantes de España (Espanha) • Irrigants d’France (França) • FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal (Portugal)

No contexto do regadio europeu, importa assegurar uma estratégia conjunta orientada para o aumento de regadio e das suas comunidades, que permita uma evolução da atividade, assente na gestão sustentável e na promoção e na competitividade do setor – este é o foco a médio e longo prazo dos envolvidos na IRRIGANTS d’EUROPE. Na sua constituição, a IRRIGANTS D’EUROPE reúne 75% da área de regadio na Europa (7,7 em 10,2 milhões de hectares de regadio), cuja maior parte é gerida pelas organizações de beneficiários associados.

Portugal tem a honra de receber o passo inaugural da IRRIGANTS D’EUROPE, uma iniciativa integrada na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, dia 14 de Junho de 2017, às 16 horas, na sala da Administração do CNEMA.

Na cerimónia de constituição será apresentada e entregue a Declaração de Santarém (aqui) de apoio ao regadio ao Sr. Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Luís Capoulas Santos, na presença do Eng. Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da CAP e anfitrião da iniciativa. Para assistir a este importante ato foram ainda convidadas as entidades e organizações portuguesas mais representativas do sector agrícola nacional. De acordo com a FAO (Organização da ONU para a Agricultura e Alimentação), a agricultura de regadio representa apenas cerca de 20% da terra cultivada a nível mundial, mas contribui para 40% da produção agrícola mundial. Sem o aumento da produtividade agrícola que o regadio permite, seriam necessários pelo menos mais 500 milhões de hectares para produzir a mesma quantidade de alimentos.

 

 

A FENAREG é uma associação de utilidade pública, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, fundada em 2005, que agrupa entidades dedicadas à gestão da água para rega, tanto superficial como subterrânea, com o objetivo de unir esforços e vontades na defesa dos seus legítimos interesses e na promoção do desenvolvimento sustentável e da competitividade do regadio. Atualmente conta com 28 associados que representam mais de 25 mil agricultores regantes e cerca de 135.000 hectares, que significa mais de 90% do regadio organizado, 76% do regadio coletivo público e cerca de 20% do regadio nacional. Mais informações: FENAREG Tel.: 962 055 519 / 243 610 355 secretariado@fenareg.pt

Comente este artigo
Anterior Recherche et formation Promouvoir le développement des Tic en agriculture
Próximo Info firmes Karnott et Isagri se connectent pour alimenter Geofolia

Artigos relacionados

Comunicados

191 milhões de euros para promoção dos produtos agroalimentares europeus, na UE e no estrangeiro

[Fonte: Comissão Europeira]
A Comissão Europeia acaba de adotar, com data de 14 de novembro, o programa de trabalho para 2019 no âmbito da política de promoção, o qual inclui uma dotação de 191,6 milhões de euros para programas selecionados para cofinanciamento da UE – […]

Comunicados

Fito Minuto | TSF – um programa que promove o diálogo entre consumidores e sector agrícola

A TSF emitiu, nos passados dias 16 de abril e 30 de abril, os primeiros dois de uma série de treze programas em rádio de informação agrícola destinado ao público em geral.
Abordando temas da agricultura e da produção de alimentos que são do interesse do consumidor, a estação de rádio especializada em informação noticiosa emite este programa […]

Comunicados

Options to avoid a brutal crisis in the event of a no-deal Brexit

[Fonte: Farm Europe]
Brussels, 6thFebruary 2019
 
As the Brexit date of 29thMarch is fast approaching without a clear prospect of an orderly exit deal, the worst case scenario of a no-deal Brexit is becoming ever more likely.
Although an agreement is still possible and highly desirable, […]