COVID-19: Setor Leiteiro Cooperativo mobilizado para assegurar fornecimento de leite aos Portugueses

COVID-19: Setor Leiteiro Cooperativo mobilizado para assegurar fornecimento de leite aos Portugueses

A FENALAC, Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite, enquanto representante do Sector Cooperativo Lácteo, assegura que toda a fileira está comprometida em assegurar a produção, a recolha e o processamento de leite e de produtos lácteos, de forma a garantir o abastecimento dos Portugueses. Sabemos da importância do leite na dieta dos portugueses, tendo em conta que é um alimento essencial e de elevado valor nutricional. 

É com sentido de dever e esforço permanente que Produtores de Leite, Motoristas da Recolha, Colaboradores fabris e restantes agentes envolvidos na fileira têm garantido o regular fornecimento de leite e produtos lácteos junto da Distribuição.

A todos eles fica o nosso reconhecimento e agradecimento!

Apelámos aos consumidores para compras racionais, não existindo nenhum motivo para acumulação no domicílio, na medida em que não há risco de rutura de mercado. Acresce que a Produção de Leite Portuguesa assegura a totalidade do consumo nacional, não estando dependente de importações, as quais naturalmente estão mais dificultadas na conjuntura atual de Pandemia do vírus Covid-19.     

Por outro lado, continuam garantidas as condições de segurança alimentar que caracterizam a fileira láctea nacional, estando assegurados todos os controlos sanitários previstos legalmente. O consumo de leite e de produtos lácteos é, por isso, garantidamente seguro. 

Finalmente, tendo em conta a declaração do Estado de Emergência em Portugal, apelámos para que os procedimentos adotados pelas Autoridades permitam não só a movimentação dos agentes ligados diretamente ao sector alimentar, mas também os serviços indiretos indispensáveis à sua actividade.

Destacámos os fornecimentos de alimentos para animais e fatores de produção às explorações leiteiras, os serviços veterinários e a assistência técnica a equipamentos! O sector lácteo caracteriza-se por associar à sua actividade um conjunto muito vasto de serviços, cuja continuação é também decisiva para o seu funcionamento. 

A FENALAC continuará em comunicação permanente com as Entidades Governativas, nomeadamente através do Grupo de Acompanhamento inter-Ministerial criado para o efeito, visando a melhor articulação possível entre as Autoridades e os Agentes económicos sectoriais.

Comente este artigo
Anterior Decréscimo da produção de frango e ovos de galinha para consumo em Janeiro de 2020
Próximo ADIADO - Feira Nacional do Mirtilo de 25 a 28 de Junho em Sever do Vouga

Artigos relacionados

Nacional

Prevenção de fogos na região Centro à boleia do cancioneiro tradicional

A associação Partículas Soltas, sediada em Penacova, vai falar da prevenção de fogos em aldeias da região Centro, adaptando, em conjunto com as comunidades, músicas do cancioneiro tradicional […]

Últimas

Acordo de Comércio UE-Singapura entra em vigor a 21 de Novembro. Agroalimentar sai beneficiado

Os Estados-membros da UE aprovaram o acordo comercial entre a UE e Singapura. Quer isto dizer que o acordo entrará em vigor já […]

Últimas

Sessão pública: Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais (PNGIFR) – 29 de janeiro – Vila Real

A sessão pública de Apresentação do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais (PNGIFR) vai realizar-se no dia 29 janeiro às 15h, […]