Covid-19: Comissão Europeia prolonga ajudas ao setor vitivinícola até outubro

Covid-19: Comissão Europeia prolonga ajudas ao setor vitivinícola até outubro

A Comissão Europeia prolongou hoje até 15 de outubro as medidas excecionais de apoio ao setor vitivinícola, retroativas a partir de 16 de outubro de 2020, no âmbito das consequências económicas da crise da covid-19.

O setor vitivinícola sofreu fortes quebras com o encerramento de restaurantes e bares em toda a União Europeia (UE) e as restrições e cancelamentos de celebrações, bem como as rápidas mudanças na procura.

Os direitos aduaneiros dos EUA sobre o vinho da UE também contribuíram para as dificuldades enfrentadas pelo mercado, limitando as exportações para os EUA, no contexto da disputa Boeing/Airbus na Organização Mundial do Comércio.

O pacote inclui a autorização temporária das medidas de auto-organização do mercado por parte dos operadores, o aumento da contribuição da UE os 70 % nos programas nacionais de apoio ao setor vitivinícola e a introdução do pagamento de adiantamentos para a destilação e o armazenamento de crise.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.159.155 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal morreram 11.305 pessoas dos 668.951 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comente este artigo
Anterior Launch of calls for proposals to promote European agri-food products at home and abroad
Próximo Que regiões agrícolas irão ganhar ou perder rendimentos com a Reforma da PAC pós-2020? - Francisco Avillez

Artigos relacionados

Últimas

Brasileira BRF obtém lucro líquido de 3,4 milhões de euros no primeiro trimestre

A multinacional brasileira BRF, maior exportadora mundial de carne de frango, obteve um lucro líquido de 22 milhões de reais (3,4 milhões de euros) no primeiro trimestre e reverteu as […]

Últimas

Oferta de emprego – Engenheiro Zootécnico – Cartaxo

Sapor Sociedade Portuguesa, Lda pretende recrutar um Engº Produção Animal para a área da Suinicultura, na zona do Cartaxo. […]

Últimas

Desemprego é razão para investir na agricultura e pescas em Angola

O vice-presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) Sherif Khaled disse hoje que a alta taxa de desemprego é uma das principais razões para Angola apostar na diversfiicação, […]