Covid-19: Câmara de Braga encerra espaços municipais

Covid-19: Câmara de Braga encerra espaços municipais

Em comunicado enviado à Lusa, a autarquia de Braga explica ainda que a 53º edição da Agro- Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, que teria lugar de 25 a 28 de março de 2020, será adiada.

“Apesar de dispor de um plano de contingência que cumpre todas as recomendações da DGS, a InvestBraga fez tudo ao seu alcance para assegurar as condições necessárias à realização do evento, com o objetivo de manter a qualidade do mesmo. Contudo, e perante os últimos desenvolvimentos, não resta outra opção que não a de adiar a AGRO e lamentar o incómodo causado a expositores e visitantes”, explica a autarquia.

Além do cancelamento da feira, até ao dia cinco de abril o Museu da Imagem, a Casa dos Crivos, a Torre de Menagem, a Fonte do Ídolo, o Theatro Circo, o gnration, as Termas da Cividade e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva vão ser encerradas.

No plano desportivo, fica restrito o acesso às piscinas municipais a atletas de competição e quanto às atividades lúdico-pedagógicas da Quinta Pedagógica de Braga estão suspensas por tempo indeterminado.

“Por forma a reduzir o contacto entre cidadãos, o acesso ao interior dos edifícios municipais está restrito a colaboradores da autarquia. O Município de Braga recomenda que se evitem as deslocações ao Balcão Único, privilegiando sempre que possível o contacto telefónico (253 61 60 60), o correio eletrónico ([email protected]) e as diversas plataformas digitais do município”, lê-se ainda no texto.

Esta tarde também a Arquidiocese de Braga anunciou o cancelamento das procissões da Semana Santa assim como alterações ao programa, incluindo a restrição do acesso dos fieis a celebrações litúrgicas.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos, havendo mais de 114 mil infetadas em mais de uma centena de países.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do País, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

O artigo foi publicado originalmente em SAPO 24.

Comente este artigo
Anterior ADIADO - Conferência sobre Monda Química em fruteiras - 23 de março - Caldas da Rainha
Próximo António Costa reúne-se hoje com a chanceler alemã em Berlim

Artigos relacionados

Últimas

“Queremos dar continuidade ao trabalho de agregação das PME”

Carlos Lopes de Sousa, presidente do Cluster Agroindustrial do Ribatejo
“Um dos nossos objetivos passa pelo aumento da dimensão do AgroCluster, […]

Últimas

24H Agricultura: estudantes de 13 escolas e universidades em competição formativa inédita este sábado em Faro


A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve recebem este fim-de-semana a 4ª […]

Últimas

Ministros da Agricultura da UE reuniram-se em Helsínquia: “A agricultura pode contribuir para o sequestro de carbono no solo”.

[Fonte: Rede Rural Nacional] Os ministros da agricultura da União Europeia reuniram-se no passado dia 24 de Setembro em Helsínquia. […]