Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 2 a 8 Novembro 2020

Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 2 a 8 Novembro 2020

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Ovinos

Na semana em análise a evolução das cotações médias nacionais dos borregos analisados em relação à semana anterior foi distinta: redução dos borregos de <12 kg (-8 cêntimos / kg), acréscimo dos de >28 kg (+2 cêntimos / kg) e estabilidade dos de 22-28 kg.

Na Beira Interior a oferta de borrego foi média nas áreas de mercado da Cova da Beira e Guarda e relativamente abundante em Castelo Branco; a procura foi média na Cova da Beira e Guarda e relativamente fraca em Castelo Branco. Descida de cotações dos borregos de <12 kg em Castelo Branco (-25 cêntimos / kg).

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de borrego foi muito fraca na área de mercado de Coimbra e relativamente fraca em Viseu; a procura foi muito fraca nas duas áreas. Subida de cotações dos borregos de <12 kg em Coimbra (+20 cêntimos / kg).

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de ovinos foi fraca e a procura foi média. Estabilidade generalizada de cotações.

Alentejo

No Alentejo a oferta de borrego foi relativamente fraca em todas as áreas de mercado com exceção de Évora, em que foi média; a procura foi média no Alentejo Litoral e Estremoz e relativamente animada nas restantes áreas.

A procura de animais para exportação com destino a Israel tem mantido o mercado relativamente animado. A procura aumentou no Alentejo Norte e em Elvas, o mesmo acontecendo às cotações dos borregos (+10 cêntimos / kg para todas as categorias).

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta de borrego foi relativamente fraca e a procura média. Estabilidade de cotações dos borregos de <12 kg e de 13-21 kg nas três áreas de mercado, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Caprinos

Na semana em análise as cotações médias dos cabritos de <10 kg mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior nas três regiões analisadas, Beira Interior, Beira Litoral e Trás-os-Montes.

Na Beira Interior a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado da Sertã, relativamente fraca na Cova da Beira e média na Guarda. A procura foi média nas três áreas analisadas, Cova da Beira, Guarda e Sertã. A oferta é insuficiente para satisfazer a procura na Cova da Beira e na Sertã. Esta semana as cotações dos cabritos e dos animais adultos pautaram-se pela estabilidade nas três áreas analisadas.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta e a procura de cabrito foram muito fracas nas duas áreas de mercado analisadas, Coimbra e Viseu. A oferta, apesar de escassa, revela-se suficiente para satisfazer a procura nas duas áreas. Estabilidade das cotações dos cabritos e dos animais adultos nas duas áreas.

Em Trás-os-Montes a oferta de cabrito foi relativamente fraca e a procura foi média. Estabilidade de cotações dos cabritos de <10 kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de cabrito foi muito fraca e a procura relativamente fraca. As cotações dos cabritos e dos animais adultos mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

No Alentejo a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado de Estremoz e relativamente fraca no Alentejo Norte; a procura foi muito fraca no Alentejo Norte e relativamente fraca em Estremoz. Estabilidade de cotações nas duas áreas.

Todas as cotações aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Cotações – Suínos – Informação Semanal – 2 a 8 Novembro 2020
Próximo Guia de espécies invasoras aquáticas disponível a partir de hoje

Artigos relacionados

Nacional

“Transformações” causadas pelo Alqueva preocupam João Ferreira

O candidato presidencial apoiado pelo PCP dedicou esta segunda-feira, 28, “às questões da água e do ambiente” no distrito de Beja, onde se verificaram nos últimos anos “transformações muito significativas” no que tem sido “o uso da […]

Eventos

Projeto AgroRadar: Digitalização da Agricultura – 11 de novembro – Évora

O projeto demonstrador ‘AgroRadar’ vai apresentar os seus resultados numa sessão pública ‘Digitalização da Agricultura – AgroRadar’ […]

Últimas

Está na hora do vinho do Porto “dominar o mundo”, diz a Bloomberg

[Fonte: Jornal Económico]
A popularidade de Portugal como destino turístico está a disparar, diz a Bloomberg Pursuits, o site de ‘lifestyle’ da agência, […]