Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 8 a 14 Fevereiro 2021

Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 8 a 14 Fevereiro 2021

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

Na semana em análise registou-se um ligeiro acréscimo da cotação média nacional do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g) em relação à semana anterior (+2 cêntimos / kg); estabilidade do frango vivo (de 1,8 kg) e do peru, vivo (de 14 a 15 kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg).

Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi relativamente abundante e a procura foi relativamente animada. A procura de frango melhorou em relação à semana passada, com excepção do frango para churrasco, cuja procura continua fraca, em parte devido às restrições decretadas no âmbito do estado de emergência.

O escoamento da oferta de frango das classes de peso mais elevadas continua a decorrer a bom ritmo, nomeadamente com destino a Espanha. Subida de cotações do frango abatido das classes de peso de 1100-1300 e de >1300 g (+5 cêntimos / kg).

Estabilidade do frango do campo. Subida do peito de frango e de peru (+10 cêntimos / kg) e da perna de frango com costa (+5 cêntimos / kg); estabilidade do peru abatido e da perna de peru. Aumento da cot. mín. das galinhas vivas pesadas (+5 cêntimos / kg).

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de frango foram médias. Estabilidade de cotações, quer para o frango e peru, vivos e abatidos, quer para o peito e perna de frango e de peru, quer no caso das galinhas vivas, pesadas e semipesadas.

Nota: 1) A partir da semana 01 de 2020 as 2 Áreas de Mercado da Região da Beira Litoral – Dão-Lafões e Litoral Centro fundiram-se, dando origem à Área de Mercado da Beira Litoral. O mesmo aconteceu para as Áreas de Mercado de Dão-Lafões Gr. e Litoral Centro Gr., de cuja fusão resultou a Área de Mercado da Beira Litoral Gr. 2) Iniciou-se na semana 01 de 2021 a recolha de cotações da perna e peito de frango.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, na produção (ovo a peso de 60 a 68 g) e classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior; no caso dos ovos classificados há 15 semanas consecutivas.

Na região da Beira Litoral a oferta de ovo foi relativamente abundante nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro. A procura foi relativamente fraca em Dão-Lafões e média no Litoral Centro, tendo-se registado um ligeira melhoria nesta última área. A procura é um pouco inferior ao normal para esta época do ano, o que se deve às restrições ao canal Horeca no confinamento e ainda ao fecho das cantinas escolares. Completa estabilidade de cotações dos ovos, a peso e classificados, quer de gaiola, solo ou ar livre.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de ovo foram médias e equilibradas. Muitos produtores estão a reduzir os seus bandos para diminuir a produção. Por outro lado, a procura por parte dos grossistas aumentou ligeiramente. As cotações dos ovos, a peso e classificados, continuaram a manter-se estáveis em relação à semana anterior.

Nota: Iniciou-se na semana 04 de 2021 a recolha de cotações dos ovos de solo (classes de peso M e L) e dos ovos de ar livre (classe M/L), pelo que os ovos que se acompanhavam até esta altura passaram a designar-se ovos de gaiola. As áreas de mercado para os novos produtos são Beira Litoral Gr. e Ribatejo e Oeste Gr.

Todas as cotações aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Live: Colóquio Nacional do Leite 2021: Agricultura de precisão e a biodiversidade na cultura do milho
Próximo Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 8 a 14 Fevereiro 2021

Artigos relacionados

Dossiers

Se consolidan las subidas en las canales de vacuno

Subidas generalizadas en el mercado de las canales de vacuno, tanto en las hembras como en los machos y en todas las clasificaciones, […]

Últimas

A bactéria que deu origem a um biofertilizante que promete revolucionar a agricultura

Methylobacterium symbioticum: esta bactéria deu origem a um biofertilizante que promete revolucionar a agricultura. […]

Eventos

Webinar AgroVida: Fruticultura e os desafios da exportação – 27 de maio

Webinar AgroVida: Fruticultura e os desafios da exportação – 27 de maio às 15:00. […]