Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 29 Junho a 5 Julho 2020

Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 29 Junho a 5 Julho 2020

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

Na semana em análise, as cotações médias nacionais do frango, vivo (de 1,8 kg) e abatido (65% – de 1100 a 1300 g) sofreram uma redução em relação à semana anterior, respectivamente -5 cêntimos / kg e -17 cêntimos / kg. Estabilidade do peru, vivo (de 14 a 15 kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg).

Beira Litoral

Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi abundante e a procura média, tendo a procura diminuído nas duas últimas semanas.

De recordar que a procura de frango melhorou significativamente na última semana de Maio e nas duas primeiras de Junho, no entanto, a partir daí tem vindo a recuar progressivamente.

A oferta continua a aumentar, pelo que a relação oferta-procura está desequilibrada, existindo uma oferta excedentária de animais com peso elevado. Descida generalizada das cotações do frango abatido, -10 cêntimos / kg para as classes de peso de 700-900 g e 900-1100 g e -15 cêntimos / kg para as classes de 1100-1300 g e >1300 g. Descida do frango do campo (-10 cêntimos / kg) e estabilidade do peru abatido e das galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de frango foi média e a procura foi relativamente fraca, tendo esta última caído em relação à semana passada. Redução de cotações do frango vivo (-5 cêntimos / kg), do frango abatido (-10 cêntimos / kg para as classes de peso de 600-700, 700-900 e 900-1100 g e -20 cêntimos / kg para as classes de 1100-1300 e >1300 g) e das galinhas vivas pesadas (-2 cêntimos / kg). Estabilidade do peru, vivo e abatido.

Nota: 1) A partir da 1ª semana de 2020 as 2 Áreas de Mercado da Região da Beira Litoral – Dão-Lafões e Litoral Centro fundiram-se, dando origem à Área de Mercado da Beira Litoral. O mesmo aconteceu para as Áreas de Mercado de Dão-Lafões Gr. e Litoral Centro Gr., de cuja fusão resultou a Área de Mercado da Beira Litoral Gr. 2) Iniciou-se esta semana a recolha de cotações da perna e peito de peru nas duas regiões.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, quer do ovo na produção (ovo a peso de 60 a 68 g), quer dos ovos classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Na região da Beira Litoral a oferta de ovo foi relativamente abundante e a procura relativamente animada nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro. A procura aumentou em relação à semana anterior no Litoral Centro. Deste modo, a relação oferta-procura apresenta-se agora relativamente equilibrada nas duas áreas analisadas.

Os produtores estão a ajustar a produção às necessidades da procura. A procura de ovo embalado é superior à de ovo em cartão, pois o canal Horeca continua com uma atividade inferior ao habitual. Estabilidade generalizada das cotações, quer para o ovo a peso, quer para os ovos classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso, S, M, L e XL.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de ovo foram médias e equilibradas, tendo a procura e o consumo registado uma ligeira recuperação, com exceção da zona da Grande Lisboa. Completa estabilidade de cotações dos ovos, quer do ovo a peso, quer dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Comente este artigo
Anterior Saldo do comércio externo agroalimentar sobe 4,7% no 1.º trimestre na UE
Próximo Costa e Sánchez. “Julho tem de ser o mês do acordo”, sem reduzir Coesão e PAC

Artigos relacionados

Últimas

CEPAAL mostra Azeite do Alentejo a bloggers e jornalistas estrangeiros

O Azeite do Alentejo vai estar em destaque esta semana durante uma visita de bloggers e jornalistas estrangeiros à região, organizada pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL). […]

Últimas

Sessões de informação sobre Modo de Produção Biológico

No próximo dia 31 de maio pelas 9h30 nas instalações da Associação In Loco, em São Brás de Alportel e também na DRAP Algarve – […]

Últimas

Estenfiliose da Pereira

A doençaA estenfiliose da pereira, doença causado pelo fungo Stemphylium vesicarium, tem sido assinalada nas principais áreas de produção de pera, na Europa, […]