Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 23 a 29 Setembro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

Na semana em análise deu-se uma quebra das cotações médias nacionais do frango, quer vivo (de 1,8 Kg), quer abatido (65% – de 1100 a 1300 g), respectivamente -10 e -13 cêntimos / Kg. Pelo contrário, o peru vivo (de 14 a 15 Kg) manteve-se estável e o abatido (80% – de 5,7 a 9,8 Kg) apresentou uma subida, +5 cêntimos / Kg.

Na região Centro a oferta de frango foi relativamente abundante e a procura relativamente animada nas duas áreas de mercado analisadas, Dão-Lafões e Litoral Centro. A relação oferta-procura revela-se equilibrada nas duas áreas. As cotações do frango não apresentaram quaisquer alterações em relação à semana anterior nas duas áreas analisadas.

Estabilidade das cotações do frango do campo e do peru abatido em Dão-Lafões. Manutenção das cotações das galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas, nas duas áreas.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta foi relativamente abundante e a procura média, tendo aumentado a oferta e diminuído a procura. Redução significativa das cotações do frango vivo (-20 cêntimos / Kg) e do frango abatido de todas as classes de peso, excepto de 600-700 g, -40 cêntimos / Kg; decréscimo das galinhas vivas, pesadas, -7 cêntimos / Kg e semi-pesadas, -5 cêntimos / Kg. Pelo contrário, deu-se uma recuperação do peru vivo, +5 cêntimos / Kg.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L apresentaram um pequeno acréscimo em relação à semana anterior, +1 cêntimo / dúzia; estabilidade do ovo na produção (ovo a peso de 60 a 68 g).

Na região Centro a oferta de ovo foi relativamente abundante na área de mercado do Litoral Centro e abundante em Dão-Lafões; a procura foi relativamente animada no Litoral Centro e animada em Dão-Lafões. Subida quase generalizada das cotações dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso, em Dão-Lafões, +5 cêntimos / dúzia.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de ovo foram médias, tendo a procura diminuído nas últimas semanas. As cotações dos ovos, quer do ovo na produção, quer dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso, mantiveram-se estáveis.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Anterior Arcos de Valdevez recebe I Congresso Internacional para a Revitalização do Mundo Rural
Próximo Agrovid, um novo certame especializado em vitivinicultura - 30 de janeiro a 1 de fevereiro - Espanha

Artigos relacionados

Eventos

Ponte de Lima organiza 1.ª Conferência Internacional sobre Sidras e Bebidas do Pomar – 29 de novembro

O município de Ponte de Lima vai promover a Sidra Talks – 1.ª Conferência Internacional sobre Sidras e Bebidas do Pomar, […]

Últimas

Coronavírus: agricultor de Sabrosa teme o que aí vem, mas não vai parar

Devido ao novo coronavírus, Manuel Coelho prevê reduzir a produção de hortícolas em cerca de 30%. […]

Últimas

10º Colóquio Nacional do Milho 2020 – 19 e 20 de fevereiro – Coimbra

Produtores de Milho debatem em Coimbra principais preocupações da fileira […]