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– 02-06-2005 |
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Cortefino aposta em carne biol�gica com "pre�os acess�veis"Lisboa, 01 Jun Georg Dutschke, que falava numa confer�ncia de imprensa para apresentação da marca, salientou a "boa receptividade do mercado" aos produtos de carne biol�gica, onde a Cortefino afirma ter a lideran�a. Num mercado que vale cerca de 100 milhões de euros, em Portugal, mas ainda não está muito explorado, a empresa pretende "acompanhar o seu previs�vel crescimento com sustentabilidade" e para isso escolheu apresentar pre�os "acess�veis". A ideia � ter produtos de carne biol�gica ao pre�o da carne de qualidade de Denomina��o de Origem Protegida (DOP), pois "o pre�o não pode ser uma barreira" � compra, defendeu Georg Dutschke. � margem da apresentação, o administrador da Cortefino, Jos� Cunhal Sendim, disse � agência Lusa, citando n�meros da Nielsen, que o mercado total de carne fresca � em Portugal de 900 milhões de euros, enquanto a carne biol�gica não ultrapassa 100 milhões de euros. Na Europa, os produtos biol�gicos t�m tr�s a cinco por cento do mercado total, registando nos �ltimos anos um crescimento de 25 por cento, e o "prémio de pre�o", ou seja, o acr�scimo de valor face aos produtos convencionais, vai até aos 70 a 90 por cento. Em Portugal, esta diferen�a não vai além dos 25 a 30 por cento, mas � considerada "demasiado elevada" para as condi��es do mercado nacional, como refere Georg Dutschke. Sem avan�ar os valores das primeiras vendas da Pasto Real, os objectivos a atingir ou do investimento realizado na campanha publicit�ria j� a decorrer, os respons�veis da empresa referem não estar a dar muita aten��o � exportação, embora admitem aproveitar "uma oportunidade, se aparecer". A postura de não apostar na exportação não será por falta de capacidade de resposta, mas porque a op��o foi concentrar os esfor�os no mercado nacional. Cunhal Sendim referiu � Lusa que "a capacidade de produ��o instalada � grande" e deu como exemplos, nos ultracongelados, "as oito toneladas de hamb�rguer ou os 200 vitel�es abatidos por m�s". A Cortefino resultou de uma reestrutura��o accionista e organizacional de uma empresa, a CIVC, e no ano passado come�ou uma "nova vida", com uma direc��o renovada. Em 2004, ano de arranque, a factura��o atingiu cerca de tr�s milhões de euros e foi decidida a aposta em novos produtos, de qualidade e biol�gicos, e na expansão da rede de lojas Pasto Real, actualmente duas, situadas em Lisboa, onde o conceito � o "bio gourmet". A promo��o da marca de carne baseia-se na qualidade e segurança alimentar j� que a Cortefino controla todo o processo, da produ��o, onde tem v�rios parceiros "exclusivamente portugueses", � comercializa��o nas lojas, de hipermercados � pequena distribui��o, retalhistas ou canal Horeca (hot�is, restaurantes e caf�s). A marca Pasto Real tem carne biol�gica vitel�o, borrego merino ou porco preto, certificada pela Sativa e apresentada sob a forma de fumeiro, ultra-congelados (quatro tipo de hamb�rguer, de alm�ndegas e carne de vitel�o picada) ou fresca. Para o segundo semestre, os respons�veis da Cortefino esperam alargar a oferta de produtos Pasto Real a ovos, azeite, bolachas e cereais, doces ou queijos.
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