Cooperativas agrícolas aderem ao Código de Boas Práticas na Cadeia Agro-alimentar

São 18 as cooperativas agrícolas, a que se juntam a Lactogal e a PecNordeste, entre outros agentes do sector, que subscrevem, o Código das Boas Práticas na Cadeia Agro-alimentar, numa cerimónia que terá lugar amanhã, dia 2 de Julho, pelas 9h30, no Salão Nobre do Ministério da Economia, em Lisboa.

O evento conta com a presença dos ministros Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

Mudar mentalidades

Para o secretário-geral da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal, Francisco Silva, “o Código de Boas Práticas tem muitos pontos positivos a assinalar, esperando-se que venha a funcionar como um instrumento para mudar mentalidades e incutir bons hábitos, promovendo melhores relacionamentos comerciais, maior transparência, maior cooperação, mais respeito e equilíbrio, com vantagens para todos os agentes económicos”.

“A Confagri, enquanto representante do sector cooperativo agrícola em Portugal, congratula-se verdadeiramente por este compromisso e pelas cooperativas agrícolas aderirem ao projecto de forma tão significativa”, diz aquele responsável.

O Código

O Código foi assinado em Dezembro de 2016 como resultado de um compromisso pioneiro entre 6 grupos de interesses a nível nacional, onde se inclui a Confagri, representativos de todos os elos da cadeia agro-alimentar.

De natureza voluntária e gratuita, este código define um conjunto de princípios e procedimentos que servem para auto-regular a cadeia alimentar visando reforçar a transparência entre os sectores da produção, da transformação e da distribuição de produtos agro-alimentares, fundamental para assegurar um desejável equilíbrio e cooperação entre as partes, não apenas em defesa dos seus interesses, mas também em defesa dos interesses dos consumidores.

Este código, que se aplica às relações comerciais e aos contratos de fornecimento na cadeia de abastecimento agro-alimentar em Portugal, visa também assegurar que a resolução de litígios é abordada de forma leal e transparente, assegurando que não existe qualquer possibilidade de retaliação.

Grupo de Governação

O Grupo de Governação é responsável pela gestão do Código e é representativo de toda a cadeia de abastecimento alimentar e dele fazem parte:

  • APED — Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição;
  • CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal;
  • CCP — Confederação do Comércio e Serviços de Portugal;
  • CIP — Confederação Empresarial de Portugal (representando a CENTROMARCA e a FIPA);
  • CNA — Confederação Nacional de Agricultura;
  • Confagri —  Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal.

Programa da cerimónia

9:15 Recepção dos participantes
9:30 Apresentação do Código e da sua Estratégia de Implementação
Nuno Fernandes Thomaz, Coordenador da Governação
9:40 Assinatura pelas empresas aderentes
10:10 Encerramento
António Saraiva, Presidente da CIP*
Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural
Pedro Siza Vieira, Ministro-adjunto e da Economia

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Açores premiados em evento internacional por investigação aplicada em recursos cinegéticos
Próximo Cooperativas agrícolas aderem em força ao Código das Boas Práticas na Cadeia Agroalimentar

Artigos relacionados

Nacional

Alimentação e Covid-19: mitos e factos

Há alimentos mais interessantes para reforçar o sistema imunitário face à pandemia da Covid-19? É seguro consumir hortofrutícolas frescos? Como devemos manipular os alimentos antes de consumir em fresco? […]

Notícias PAC pós 2020

Aprovado Acordo sobre Orientação Geral do Conselho para a Reforma da PAC

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participou nos dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. Após uma longa ronda […]

Últimas

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 5 a 11 Outubro 2020

Na semana em análise as cotações médias nacionais do porco classe E, do porco classe S e dos leitões de 19-25 kg, mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior; ligeiro acréscimo dos […]