A Confraria do Vinho Medieval de Ourém vai ser apresentada na quinta-feira, numa iniciativa da Associação de Promoção da Vitivinicultura do Concelho de Ourém (VitiOurém), para defender e promover este vinho.
Com a criação da Confraria do Vinho Medieval de Ourém, a ideia é que “seja reforçada a promoção e defesa deste património histórico que é uma marca única e relevante do concelho de Ourém e que deve ser um dos embaixadores privilegiados deste concelho”, refere a VitiOurém, em nota de imprensa.
A iniciativa, com início às 10h, no Castelo de Ourém, inclui a primeira cerimónia de entronização de confrades, “na qual se incluem várias individualidades do plano local e nacional que foram decisivos para a instituição da DOP [Denominação de Origem Protegida, em 2005] Medieval de Ourém”, lê-se na mesma nota.
Segundo o presidente da VitiOurém, António Lopes, a Confraria, criada há um ano, tem 22 confrades fundadores e oito de mérito, num total de 30. Entre os confrades estão os ex-secretários de Estado Bianchi de Aguiar e Carlos Duarte, que estiveram envolvidos na criação da DOP, autarcas e antigos autarcas ou o […]