37 anos depois de ser criada a CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL muda de secretário geral.
Nuno Serra, foi o gestor escolhido para substituir Francisco Silva, que até ao fim de setembro esteve como secretário geral da organização desde a sua criação, há 37 anos atrás.
A CONFAGRI a Confederação que agrega as cooperativas agrícolas e tem a maior representatividade entre os agricultores nacionais, contrata agora Nuno Serra, licenciado em Engenharia e Gestão Industrial e com MBA em Gestão, gestor e que, entre 2011 e 2019, esteve como deputado no Parlamento Nacional, com funções de coordenação na área da agricultura.
Num momento difícil para o setor agrícola, em que a conjuntura tem obrigado a uma subida vertiginosa dos custos de produção e a pressão para não aumentar preços ao consumidor é enorme, a CONFAGRI está apostada em fortalecer a posição dos agricultores, garantindo-lhes melhores condições para que não existam perdas de rendimento, como aconteceu em 2022, em que o rendimento do setor caiu cerca de 12%.
Para isso afirma Nuno Serra “é imperativo que se criem ferramentas inovadoras de apoio ao setor, mais investimento em modelos inovadores e diferenciadores, novos canais de comunicação e legislação estável, que responda às necessidades do setor para que não se continue a permitir que o agricultor seja o elo mais fraco da cadeia comercial”. Afirma ainda “sem uma maior associação entre agricultores, em que as cooperativas têm um papel fundamental, dificilmente seremos competitivos no mercado atual. É urgente uma maior agregação da oferta e uma capacidade superior na aquisição de fatores de produção. Só assim teremos poder negocial suficiente para que não exista perda de rendimento no setor.”
Fonte: CONFAGRI