A CONFAGRI acolheu a 3ª edição do Fórum Transnacional do Projeto Interreg Sudoe Programme AgroSmart Global, um evento que decorreu entre 19 e 21 de outubro, na sede da CONFAGRI, Palácio de Benagazil, em Lisboa, com os parceiros europeus e de Cooperativas Agrícolas portuguesas e europeias envolvidos no projeto.
Durante estes 3 dias, houve lugar para visitar a Cooperfrutas, e conhecer o seu projeto de negócio, mas também as oportunidades e desafios associados ao comércio e à internacionalização de produtos de origem protegida, como a maçã de alcobaça e a pera rocha. Houve ainda a oportunidade para conhecer os vinhos e azeites cooperativos e as carnes de raças autóctones.
Também se debateram temas fraturantes do momento para o setor agroalimentar, designadamente a questão da economia circular e da eficiência energética, questões incontornáveis e determinantes para assegurar a sustentabilidade do setor e a sua adaptação às alterações climáticas.
No primeiro dia de Seminário (19 de outubro) teve lugar a receção dos participantes dos parceiros europeus, seguida da Reunião de Coordenação deste projeto.
O segundo dia de trabalho (20 de outubro) teve início às 10h, com a visita à cooperativa Cooperfrutas, em Alcobaça, com a participação dos parceiros europeus e de representantes de cooperativas agrícolas nacionais envolvidas no projeto, onde foi apresentado este projeto cooperativo e se debateu sobre: o peso das exportações neste negócio; o compromisso com a economia circular e com a eficiência energética; e sobre as oportunidades e desafios na comercialização e internacionalização da Denominação de Origem Protegida (DOP) Pera Rocha do Oeste e Indicação Geográfica protegida (IGP) da Maçã de Alcobaça.
No regresso seguiu-se uma prova de vinhos e azeites cooperativos, na sede da CONFAGRI, com a intervenção da Fenadegas e da Casa do Azeite.
O último dia do Fórum (21 de outubro) foi preenchido com: a apresentação da Plataforma “Access to Market”, por um representante da Comissão Europeia; a apresentação do projeto AGROSMARTglobal, pela AGACA; e com o projeto TASTE PORTUGAL, uma iniciativa agregadora de produtos alimentares na plataforma Alibaba, apresentada pelo AICEP.
Após a pausa do coffee break, a FENADEGAS fez uma exposição sobre a temática da Internacionalização dos Vinhos Portugueses, seguida de uma apresentação da #PECNORDESTE sobre as CARNES DA MONTANHA e a experiência da utilização do e-commerce na comercialização de raças autóctones portuguesas.
O último projeto do dia a ser promovido foi o Projeto FROM FARM TO FORK, no que diz respeito e-commerce de carne de porco com destino ao mercado chinês, pela FPAS.
A sessão de trabalhos terminou com a degustação de carnes de raças autóctones das Carnes da Montanha.
O projeto europeu AGROSMARTglobal facilitará a internacionalização de produtos cooperativos de Portugal, Espanha e França para os mercados da China e dos Estados Unidos através de estratégias digitais de e-commerce.
Fonte: FPAS