O Joint Research Center da Comissão Europeia publicou um relatório “Ferramenta de previsão do Sistema de Exploração de Cenários para a bioeconomia da UE”, que resultou de uma série de workshops. Os objetivos dos workshops de bioeconomia estimular as principais partes interessadas a desenvolver reflexões prospetivas e estratégicas sobre os vários aspectos da bioeconomia a fim de informar o debate político da bioeconomia sobre ações e perspetivas formuladas a partir das discussões.
Em 2022 e 2023, o Centro de Conhecimento para Bioeconomia da Comissão Europeia organizou três workshops para explorar cenários de previsão bioeconómica desenvolvidos em 2020. Com a ajuda de um jogo científico e de uma ferramenta de previsão denominada Sistema de Exploração de Cenários, as partes interessadas em vários setores da bioeconomia foram envolvidas num papel-exercício de jogo envolvendo discussões altamente interativas. Durante os workshops, os participantes foram convidados a desenvolver um pensamento estratégico e prospectivo sobre a bioeconomia.
Em particular, foram convidados a refletir sobre aspetos como o papel dos diferentes intervenientes na alavancagem das características únicas da bioeconomia e a sua contribuição para o Pacto Ecológico Europeu, uma bioeconomia que inclua as regiões deixadas para trás e como envolver os cidadãos na adotar estilos de vida que contribuam para uma transição verde sustentável e justa.
A análise das dinâmicas e discussões durante os workshops revelou que as partes interessadas da bioeconomia reunidas consideram a colaboração entre os intervenientes da bioeconomia como um instrumento para o sucesso, tendo em conta a importância de diferentes perspetivas e de responsabilidades partilhadas, mas claras. Além disso, algumas ações revelaram-se mais eficazes do que outras na promoção do desenvolvimento regional e rural.
As ações exemplares foram a colaboração, o financiamento, a partilha de conhecimentos e a comunicação, ações com enfoque regional e rural e ações inclusivas para alcançar grupos sociais deixados para trás. Em relação aos estilos de vida sustentáveis, observou-se que os consumidores precisam ser incluídos no processo de tomada de decisão, pois podem influenciar a procura por produtos sustentáveis e de baixo carbono. As conclusões dos workshops foram utilizadas como base para formular implicações políticas que poderiam contribuir para o debate político sobre a bioeconomia.
Aceda ao Relatório.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.