|
|
|
|
|
– 12-09-2006 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] |
Com�rcio: Mais metade de perec�veis vendidos n’Os Mosqueteiros são nacionaisFerreira do Alentejo, Beja, 11 Set O director comercial da área alimentar, Ab�lio Almirante, salientou, por isso, a aposta que Os Mosqueteiros, com as ins�gnias Ecomarch� e Intermarch�, fazem no seu programa Agro, de parcerias com produtores nacionais. O valor das compras das lojas do grupo � sua central (estrutura onde todas as unidades podem abastecer-se) de produtos oriundos do Agro atinge cerca de 35 milhões de euros. O respons�vel explicou que nem todos os perec�veis nacionais v�m dos produtores Agro e que nem todas as lojas Intermarch� e Ecomarch� se abastecem na central. No entanto, a área dos perec�veis (alimentos) regista um crescimento anual acima dos 10 por cento. Os respons�veis de os Mosqueteiros escolheram a Herdade Vale da Rosa, produtora de uva de mesa de qualidade, e uma das parceiras do Agro para apresentar a nova imagem do programa. Com uma produ��o anual de 3,8 mil toneladas de uvas, a Herdade Vale da Rosa destinou no ano passado cerca de 12 por cento da sua produ��o para Os Mosqueteiros, mas em 2006 pode chegar a 20 por cento, com quase 200 hectares de área �til. Desde o in�cio do programa Agro, em 1999, e actualmente com 66 produtores em todo o país, o grupo de origem francesa j� "provocou" ou incentivou investimentos de cerca de 3,5 milhões de euros junto de agricultores portugueses, sendo que em 2005 o valor foi de um milh�o de euros, segundo a empresa Ab�lio Almirante explicou que se trata de uma parceria onde os agricultores são apoiados na área t�cnica e log�stica, informados e ajudados a produzir com qualidade, pois h� um conjunto de regras exigidas no caderno de encargos de fornecimento que as duas partes assinam. O Agro � agora representado por uma nova imagem, de modo a que os clientes do Intermarch� e do Ecomarch� identifiquem facilmente os produtos perec�veis 100 por cento nacionais. Mas, não se trata s� dos legumes e da fruta (51 produtores e 104 refer�ncias em dois mil hectares), pois o Agro abrange igualmente parcerias com oito produtores de enchidos, com 65 refer�ncias, e queijaria, com sete produtores e 27 refer�ncias. E para o futuro próximo, "talvez no in�cio do próximo ano", o objectivo � alargar a "prefer�ncia por produtos nacionais" � carne e ao peixe com parcerias que estáo a ser preparadas, avanãou o director comercial alimentar de Os Mosqueteiros. O programa Agro não implica um investimento muito elevado da parte do grupo e Ab�lio Almirante estimou que seja cerca de 1,5 por cento do or�amento para novos projectos, que � de 200 mil euros. O respons�vel referiu ainda acordos com a AJAP (Associa��o dos Jovens Agricultores) para a profissionaliza��o e com o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas para ajudar os agricultores a aproveitarem as ajudas a que podem ter direito. O grupo Os Mosqueteiros tem em Portugal 127 Intermarch� e 56 Ecomarch�, totalizando 183 supermercados.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |