China acolhe vinhos portugueses Produção nacional promovida no quinto maior mercado extra-europeu
Os vinhos portugueses procuram cativar o mercado chin�s pela qualidade, diversidade, versatilidade e adapta��o � gastronomia dos n�ctares nacionais.
Este mercado constitui o quinto principal destino de exportação dos vinhos nacionais, fora do espaço europeu, tendo os vinhos portugueses registado um crescimento 53,8% na China e 93,8% em Macau no primeiro semestre de 2012, excluindo vinho do Porto e Madeira.
Sob a marca Wines of Portugal, a ViniPortugal organizar� City Tastings – 23 a 26 de Outubro, em Beijing, Shangai, Guangzhou -, e Grand Tasting- em Beijing, Shangai, Guangzhou, de 30 de Outubro a 6 de Novembro-. O vinho portugu�s será ainda promovido na Hong Kong Wine & Spirits Fair, de 8 a 10 de Novembro, onde diversos produtores portugueses procurar�o fomentar o interesse e a boa receptividade conseguidos na Vinexpo Asia-Pacific e na China Wine & Spirits Awards 2012, onde os vinhos portugueses foram distinguidos com 140 medalhas.
Para Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, � o mercado chin�s apresenta um elevado potencial de crescimento, pelo que constitui um alvo priorit�rio ao nível. da promo��o internacional e um mercado muito atrativo para os vinhos portugueses, designadamente fora do espaço europeu.� e acrescenta �Apesar da diferen�a cultural e dos condicionalismos impostos pela dist�ncia geogr�fica, os vinhos portugueses obtiveram em 2011 vendas no valor de 13,7 milhões de euros e assistiu-se a um aumento de 80% do valor de exporta��es de vinhos nacionais para este mercado.�
�A promo��o prevista para 2012 e 2013 pretende acompanhar o enorme dinamismo que os vinhos portugueses t�m revelado e a ViniPortugal estabeleceu o objectivo de impulsionar o crescimento das exporta��es de forma a atingir o volume de vendas de 25 milhões de euros em 2014, abrangendo Hong Kong e Macau� afirmou o mesmo respons�vel.
Evento e ac��es de promo��o
Nas tr�s cidades chave – Beijing, Shangai, Guangzhou – seráo promovidos semin�rios, de 23 a 26 de Outubro, sobre vinhos portugueses. Incluem almo�o de harmoniza��o dos vinhos com gastronomia local e seráo apresentados por Jennier Chen. Estes City Tastings seráo realizados com o objectivo de aumentar a notoriedade dos vinhos portugueses junto de l�deres de opini�o e consumidores de refer�ncia.
Sob a marca Wines o Portugal, a ViniPortugal organizar� ainda tr�s Grand Tasting em Beijing, Shangai, Guangzhou, de 30 de Outubro a 6 de Novembro. são provas anuais que pretendem aumentar a notoriedade dos vinhos de Portugal e promover o potencial de neg�cio para os agentes econ�micos portugueses. Cerca de 50 produtores apresentar�o 350 vinhos nestas ac��es que dever�o contar com a participa��o de 300 visitantes.
Na Hong Kong Wine & Spirits Fair, a realizar de 8 a 10 de Novembro, 37 produtores portugueses nacionais e Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto tentar�o potenciar oportunidades de neg�cios, divulgar os vinhos nacionais no mercado chin�s e expandir os canais de distribui��o existentes. Nesse sentido será incentivado o contacto dos produtores com os distribuidores locais, importadores, sommeliers, jornalistas e consumidores presentes no evento.
Fonte: CV&A
|
Apontadores relacionados: |
Artigos |
|
S�tios |
|
|
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
|
|