CEV e Lusosem assinam acordo de distribuição exclusiva da BLAD para Portugal

CEV e Lusosem assinam acordo de distribuição exclusiva da BLAD para Portugal

A CEV, SA (CEV) é uma empresa portuguesa que produz e comercializa um biofungicida para a agricultura, cujo princípio ativo é uma nova e patenteada proteína com o nome de BLAD. Essa proteína é obtida a partir do processo de germinação de sementes de tremoço. A BLAD atua contra múltiplos fungos e algumas bactérias que atacam um leque diverso de culturas agrícolas. O biofungicida encontra-se em processo de registo na Europa, prevendo-se que a sua venda em Portugal possa ter início durante o ano de 2021.
A Lusosem, empresa parceira em diversos projetos de inovação e investigação aplicada à cultura do tremoço, sempre acompanhou de perto a criação da BLAD e durante os dois últimos anos tem vindo a colaborar no desenvolvimento do produto e na implementação de ensaios de campo, que demonstraram, ” que este biofungicida português tem elevada eficácia no controlo de fungos em culturas-alvo”, lê-se no comunicado das empresas enviado à nossa redação..
“O biofungicida contendo BLAD será uma excelente ferramenta natural para proteção das culturas, indicado para rotação com outros fungicidas, permitindo reduzir o nível de resíduos nos produtos agrícolas e minimizar o desenvolvimento de resistências às substâncias ativas convencionais. A BLAD, com o seu múltiplo modo de ação, é a única substância ativa listada pelo FRAC na categoria BM01”.
A CEV reconhece na Lusosem as características e capacidades necessárias para desenvolver e distribuir com sucesso este biofungicida no mercado português, ao afirmar que “a Lusosem tem um conhecimento profundo do mercado e das necessidades e tendências do mesmo, bem como uma postura de proximidade com os agricultores, o que se enquadra na íntegra com o perfil que a CEV pretende para os seus parceiros de negócio. A CEV está orgulhosa e satisfeita por ter alcançado este acordo com a Lusosem”.
Já a Lusosem acredita no papel crucial da inovação como veículo para a otimização e criação de valor no mercado agrícola nacional. Como empresa (PME) nacional tem particular satisfação em estar envolvida com a CEV no desenvolvimento, lançamento, e futura distribuição, deste biofungicida resultante de investigação nacional. “Este biofungicida é uma solução inovadora de elevada eficácia, alinhada com as preocupações atuais de Segurança Alimentar, Economia Circular e a Sustentabilidade”.

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior CEV e Lusosem assinam acordo de distribuição exclusiva para Portugal de biofungicida à base de tremoço
Próximo Como vai ser a alimentação do futuro?

Artigos relacionados

Formações

PDR2020 : Formação Financiada – Barcelos

A MP ACADEMIA BARCELOS, tem abertas as inscrições, para ações de formação de Jovens Agricultores, com projetos de instalação, ao abrigo do PDR2020 ou com projetos de instalação aprovados a partir de 01-01-2013 ao abrigo do PRODER. […]

Últimas

Olival do futuro em debate nas VI Jornadas da Olivum – 26 de novembro – Beja

Evento conta com a apresentação do estudo «Alentejo: a liderar a olivicultura moderna internacional» […]

Nacional

Reabrir feiras e mercados só com novas regras sanitárias, diz ministra da Agricultura

Maria do Céu Albuquerque compreende a necessidade de escoar e a intenção é essa, produtos que alguns agricultores e produtores de fruta se […]