CEV e Lusosem assinam acordo de distribuição exclusiva para Portugal de biofungicida à base de tremoço

CEV e Lusosem assinam acordo de distribuição exclusiva para Portugal de biofungicida à base de tremoço

A CEV, SA (CEV) é uma empresa portuguesa que produz e comercializa um biofungicida para a agricultura, cujo princípio ativo é uma nova e patenteada proteína com o nome de BLAD. Essa proteína é obtida a partir do processo de germinação de sementes de tremoço. A BLAD atua contra múltiplos fungos e algumas bactérias que atacam um leque diverso de culturas agrícolas. O biofungicida encontra-se em processo de registo na Europa, prevendo-se que a sua venda em Portugal possa ter início durante o ano de 2021.

A Lusosem, empresa parceira em diversos projetos de inovação e investigação aplicada à cultura do tremoço, sempre acompanhou de perto a criação da BLAD e durante os dois últimos anos tem vindo a colaborar no desenvolvimento do produto e na implementação de ensaios de campo, que demonstraram, conforme era expectável, que este biofungicida português tem elevada eficácia no controlo de fungos em culturas-alvo.

O biofungicida contendo BLAD será uma excelente ferramenta natural para proteção das culturas, indicado para rotação com outros fungicidas, permitindo reduzir o nível de resíduos nos produtos agrícolas e minimizar o desenvolvimento de resistências às substâncias ativas convencionais. A BLAD, com o seu múltiplo modo de ação, é a única substância ativa listada pelo FRAC na categoria BM01.

A CEV reconhece na Lusosem as caraterísticas e capacidades necessárias para desenvolver e distribuir com sucesso este biofungicida no Mercado Português: «a Lusosem tem um conhecimento profundo do mercado e das necessidades e tendências do mesmo, bem como uma postura de proximidade com os agricultores, o que se enquadra na íntegra com o perfil que a CEV pretende para os seus parceiros de negócio. A CEV está orgulhosa e satisfeita por ter alcançado este acordo com a Lusosem», afirmam os responsáveis da CEV, SA.

A Lusosem acredita no papel crucial da inovação como veículo para a otimização e criação de valor no mercado agrícola nacional. Como empresa (PME) nacional tem particular satisfação em estar envolvida com a CEV no desenvolvimento, lançamento, e futura distribuição, deste biofungicida resultante de investigação nacional. Este biofungicida é uma solução inovadora de elevada eficácia, alinhada com as preocupações atuais de Segurança Alimentar, Economia Circular e a Sustentabilidade.

Comente este artigo
Anterior El FEGA publica toda la relación de beneficiarios y los importes que han recibido de la PAC de 2018
Próximo CEV e Lusosem assinam acordo de distribuição exclusiva da BLAD para Portugal

Artigos relacionados

Dossiers

CAP reform: a positive step forward by EP Agricultural Committee

[Fonte: Farm Europe]
The Members of the agricultural committee of the European Parliament adopted today the two first reports on the Common Agricultural Policy reform. Farm Europe welcomes these votes which significantly improve the initial proposal of the European Commission.
Despite the tight schedule, […]

Comunicados

Governo abre mercado do Camboja à exportação de carne de suíno

Os operadores nacionais já podem exportar carne fresca de suíno e produtos cárneos de suíno para o Camboja. As empresas podem a partir de agora contactar as Direções de Serviços de Alimentação e Veterinária da sua Região (DSAVR) ou os serviços competentes das Regiões Autónomas (RA), […]

Nacional

Suplemento Agrovida de Janeiro Vida Económica – Editorial Teresa Silveira + Suplemento Agrovida

Portugal viveu um 2017 “estranho e contraditório”. É o Presidente da República quem o diz e obriga-nos a recapitular as “reconfortantes alegrias” que vivemos, mas, acima de tudo, as “profundas tristezas” em que mergulhámos durante o ano que findou.
Os cidadãos, coletivamente, viveram boas emoções – “o triunfo europeu da nossa música, […]