CAP felicita responsáveis pela reconstrução do canal do Mondego

CAP felicita responsáveis pela reconstrução do canal do Mondego

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) felicita os responsáveis pela reconstrução do dique e canal condutor geral da margem direita do leito central do rio Mondego, que vem beneficiar os agricultores da região afetada pelas intempéries do inverno passado.

A obra, concluída pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) na zona de rotura em Santo Varão, ainda a tempo de funcionar em plena campanha agrícola no presente Verão, foi executada na sequência do rombo do canal do Mondego que ruiu em dezembro de 2019.

Para o Presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, “trata-se de uma intervenção complexa, executada em tempo recorde, num contexto de pandemia, que merece o reconhecimento da parte da Confederação ao trabalho desenvolvido pelos técnicos e pelos serviços oficiais envolvidos, sob coordenação da APA, com um desfecho muito ansiosamente aguardado pelos milhares de agricultores do Vale do Mondego”.

A cheia que ocorreu em dezembro de 2019 no Baixo Mondego provocou, além da inundação dos campos do Vale Central, o corte de vias de comunicação e a inundação de algumas povoações, assim como vários danos nas infraestruturas de contenção de cheias, particularmente uma rotura do dique e canal condutor geral da margem direita do Leito Central do rio Mondego, com cerca de 150 metros de extensão.

A intervenção de “reconstrução do dique e canal condutor geral da margem direita do leito central do Mondego, na zona da rotura em Santo Varão”, havia sido prevista com caráter de urgência numa resolução do Conselho de Ministros de 3 de fevereiro, e a sua conclusão vem agora restabelecer a circulação plena de água, ainda a tempo de assegurar o pleno abastecimento aos campos agrícolas do Baixo Mondego durante o verão.

Comente este artigo
Anterior A ação da UE teve poucos efeitos sobre o declínio dos polinizadores selvagens, afirma o Tribunal de Contas Europeu
Próximo CDS quer política de patriotismo económico e aposta na produção

Artigos relacionados

Nacional

Deixar de consumir carne pode causar “problemas sérios”, diz estudo

A necessidade de encontrar alternativas alimentares para uma população mundial que deverá continuar a crescer exponencialmente tem levado a agroindústria e a ciência a procurarem alternativas alimentares. […]

Comunicados

Previsões agrícolas: Produção de maçã com registo historicamente elevado – outubro de 2019

As previsões agrícolas, em 31 de outubro, apontam para aumentos significativos na produção de maçã […]

Nacional

Quinta da Gândara tinto ganha medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas

O Quinta da Gândara Reserva 2013 tinto, das Caves da Montanha, venceu a medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas, […]