A Câmara de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, vai distribuir 369 compostores domésticos pela comunidade com o objetivo de promover a valorização dos biorresíduos.
“Este é mais um passo importante e decisivo para a sustentabilidade ambiental do concelho, tendo como meta a atingir, no final de 2023, a separação entre os biorresíduos e os resíduos indiferenciados, reduzindo, desta forma, significativamente, a quantidade de resíduos enviada para aterro e permitindo o reaproveitamento dos mesmos”, referiu, em comunicado hoje divulgado, o vice-presidente da Câmara de Vila de Rei, Paulo César.
O primeiro compostor doméstico foi entregue na Escola Básica e Secundária de Vila de Rei, no âmbito da implementação do projeto “Reduzir para criar mais valor”.
Esta iniciativa traduz-se no desenvolvimento de soluções mais verdes e sustentáveis, alinhadas com a promoção de uma economia circular assente na redução, reutilização, recuperação e valorização dos resíduos, visando sempre que possível a otimização de recursos e na adoção de boas práticas.
Segundo o município de Vila de Rei, o projeto prevê a entrega de 369 compostores domésticos a distribuir pela comunidade vilarregense, mediante inscrição prévia.
Os principais objetivos a atingir passam pela promoção e valorização dos biorresíduos (resíduos biodegradáveis alimentares e provenientes de espaços verdes), reduzindo a quantidade de resíduos enviados para aterro, bem como responder aos pedidos e manifestação de interesse dos munícipes.
Os compostores a distribuir são gratuitos e, na entrega, os munícipes vão receber explicações acerca da sua utilização, bem como um guia de apoio para esclarecer dúvidas.
Podem participar no projeto todas as famílias que possuam um pequeno espaço exterior na sua habitação (jardim, quintal ou horta) residentes nos concelhos de Vila de Rei.
Paulo César sublinhou ainda que “esta é uma das três ações estratégicas que estava prevista no Estudo Municipal para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos de Vila de Rei, desenvolvido em 2021”.