Cães assilvestrados atacam rebanhos, e vespas atacam colmeias na zona da cordinha, concelho de Oliveira do Hospital.

Cães assilvestrados atacam rebanhos, e vespas atacam colmeias na zona da cordinha, concelho de Oliveira do Hospital.

Exmº Senhora Directora Regional de Agricultura da DRAPC

Exmº Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Exmº Senhor Comandante da GNR – Oliveira do Hospital

Diz o Povo que um mal nunca vem só…

O ano passado foi o Grande Incêndio a dizimar rebanhos e colmeias. Agora são cães assilvestrados (cães selvagens) a atacarem rebanhos e a matarem animais, enquanto que as Colmeias estão a ser atacadas pela “Vespa Asiática” que está a provocar uma grande razia nas abelhas.

Ambas as situações contribuem para fazer acrescer dificuldades – prejuízos – em cima de dificuldades aos Produtores Pecuários.

Ambas as situações são de conhecimento de quem de direito dado que os Produtores em causa e suas Organizações – incluindo agora a ADACO, Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra – têm chamado a atenção das várias Entidades com responsabilidades nestas matérias.

Porém, já tardam medidas eficazes para controlo destas “pragas assassinas” que não deixam de o ser por afinal responderem à sua natureza. Só que os Produtores já têm problemas de sobra, com perda de rendimentos, para ainda terem de suportar mais estes.

Assim, vimos deste forma reforçar apelos já feitos por Produtores Pecuários com o objetivo de que Vossas Excelências intervenham com a maior celeridade e eficácia, para pôr cobro a estas ameaças permanentes, e que até podem aumentar de número e de atividade, o que será ainda mais desastroso.

Com os melhores cumprimentos.

Pel´ a ADACO

Isménio Oliveira

Coordenador

Comente este artigo
Anterior Syngenta ganha Prémio Inovação com fungicida Ampexio® WG Pepite
Próximo A Concentração que a CNA promoveu, a 8 de Novembro, junto à Assembleia da República reforça reclamações para melhorar a proposta do Governo de OE para 2019.

Artigos relacionados

Sugeridas

Sogrape – um exemplo mundial de viticultura sustentável

[Fonte: Syngenta]

A Sogrape Vinhos foi distinguida pela segunda vez com um prémio internacional que reconhece a sustentabilidade dos seus negócios nas vertentes ambiental, económica e social. João Vasconcelos Porto e António Graça, respetivamente diretor de viticultura e diretor de I&D da Sogrape, […]

Comunicados

Refundar os Serviços Florestais e Aquícolas em Portugal Continental

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República
Resumo da petição: solicitamos que a Assembleia da República dote com urgência o país de uns novos Serviços Florestais e Aquícolas (ou outra designação), com a mais conveniente estrutura orgânica, apoiado num corpo técnico competente desde o nível dos guardas florestais até aos seus mais altos dirigentes, […]

Comunicados

Cascais já é uma CityFood

O município de Cascais já faz parte da rede internacional CityFood, que integra cidades de todos os continentes. A candidatura foi recentemente aprovada, tendo como base a estratégia Terras de Cascais. […]