Cães assilvestrados atacam rebanhos, e vespas atacam colmeias na zona da cordinha, concelho de Oliveira do Hospital.

Cães assilvestrados atacam rebanhos, e vespas atacam colmeias na zona da cordinha, concelho de Oliveira do Hospital.

Exmº Senhora Directora Regional de Agricultura da DRAPC

Exmº Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Exmº Senhor Comandante da GNR – Oliveira do Hospital

Diz o Povo que um mal nunca vem só…

O ano passado foi o Grande Incêndio a dizimar rebanhos e colmeias. Agora são cães assilvestrados (cães selvagens) a atacarem rebanhos e a matarem animais, enquanto que as Colmeias estão a ser atacadas pela “Vespa Asiática” que está a provocar uma grande razia nas abelhas.

Ambas as situações contribuem para fazer acrescer dificuldades – prejuízos – em cima de dificuldades aos Produtores Pecuários.

Ambas as situações são de conhecimento de quem de direito dado que os Produtores em causa e suas Organizações – incluindo agora a ADACO, Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra – têm chamado a atenção das várias Entidades com responsabilidades nestas matérias.

Porém, já tardam medidas eficazes para controlo destas “pragas assassinas” que não deixam de o ser por afinal responderem à sua natureza. Só que os Produtores já têm problemas de sobra, com perda de rendimentos, para ainda terem de suportar mais estes.

Assim, vimos deste forma reforçar apelos já feitos por Produtores Pecuários com o objetivo de que Vossas Excelências intervenham com a maior celeridade e eficácia, para pôr cobro a estas ameaças permanentes, e que até podem aumentar de número e de atividade, o que será ainda mais desastroso.

Com os melhores cumprimentos.

Pel´ a ADACO

Isménio Oliveira

Coordenador

Comente este artigo
Anterior A joia do Mediterrâneo chamada azeitona
Próximo A Concentração que a CNA promoveu, a 8 de Novembro, junto à Assembleia da República reforça reclamações para melhorar a proposta do Governo de OE para 2019.

Artigos relacionados

Comunicados

Próxima paragem do Projecto Melhor Eucalipto: Mortágua

O Projecto Melhor Eucalipto vai ter um stand próprio na Expomortágua, que começa esta sexta-feira e decorre até Domingo dia 27 de Maio. […]

Notícias cadeia alimentar

Clube de Produtores Continente – Dia Nacional da Gastronomia

O Clube de Produtores Continente associa-se ao Dia Nacional da Gastronomia, promovendo animação em várias lojas do Continente com a presença de Confrarias Gastronómicas Nacionais. […]

Comunicados

Governo promove campanha para esterilização de animais de companhia

O Governo disponibiliza meio milhão de euros para apoiar financeiramente a campanha de esterilização de cães e gatos de companhia, que tem como objetivo controlar a população de animais errantes. […]