O Governo do Brasil recebeu autorização de Angola para exportação de grãos secos de destilaria para o país africano, que este ano já comprou 220 milhões de euros em produtos agrícolas brasileiros, disseram hoje à Lusa fontes oficiais.
De acordo com dados enviados à Lusa pelo Ministério da Agricultura e Pecuária brasileiro, nos primeiros oito meses do ano, o Brasil exportou 220 milhões de euros em produtos agrícolas para Angola, sendo 46% de carnes e 42% de produtos derivados da cana-de-açúcar.
Este é um valor consideravelmente superior ao registado no ano passado, quando Angola, nos primeiros oito meses de 2023, comprou 142 milhões de euros em produtos agrícolas brasileiros.
“Em contrapartida, o Brasil não importou nenhum produto do agronegócio angolano em 2024”, disseram à Lusa as autoridades brasileiras.
Os produtos agrícolas brasileiros superaram em oito meses o valor total do que foi comprado por Angola em todo o ano de 2023.
Em 2023, o Brasil exportou mais de 214 milhões de euros para Angola, “com as carnes representando 64% desse total” e com os produtos derivados da cana-de-açúcar a responderem por 17% das exportações agrícolas brasileiras para aquele país africano lusófono, detalhou o Ministério da Agricultura e Pecuária brasileiro.