Brasil levanta embargo aos produtos lácteos dos Açores

Brasil levanta embargo aos produtos lácteos dos Açores

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, reuniu hoje, em Lisboa, com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, onde também esteve presente o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

Neste encontro bilateral foi anunciado o levantamento do embargo aos produtos lácteos dos Açores, que vigorava desde 2015.

Nesta reunião foram também ultrapassadas questões que dificultavam a proposta de novas empresas nacionais para a exportação de láteos para o Brasil.

Maria do Céu Antunes salientou que “neste momento de extrema complexidade essencial para todos os que trabalham na cadeia de abastecimento que possamos falar de oportunidades e crescimento, bem como de inovação e resiliência do setor agrícola e agroalimentar. Acredito que deste diálogo sairá reforçada a nossa cooperação histórica, seja no domínio técnico e da transferência de conhecimento, seja no estreitamento das nossas relações comerciais.”

A titular da pasta da Agricultura referiu ainda que Portugal apoia desde o primeiro momento o acordo União Europeia-Mercosul e aguarda que este seja concluído em breve.

Por sua vez a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, destacou a necessidade de cooperação entre os dois países, bem como uma maior aproximação aos países de língua portuguesa. “Como países irmãos podemos ter relações comerciais mais fortes e mais próximas”.

Declaração das Ministras da Agricultura de Portugal e do Brasil

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, reuniu-se, em Lisboa, com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, onde também esteve presente o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.Neste encontro bilateral foi comunicado o levantamento do embargo aos produtos lácteos dos Açores, que vigorava desde 2015.https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=brasil-levanta-embargo-aos-produtos-lateos-dos-acores

Publicado por Ministério da Agricultura em Segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Comente este artigo
Anterior PSD Açores diz que é imperativo acompanhar a aplicação dos fundos comunitários na Agricultura
Próximo Freguesia de Monção vai investir mais de 200 mil euros em área ardida em 2017

Artigos relacionados

Nacional

Brexit. Governo quer manter “relação facilitada” entre portos portugueses e britânicos

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse esta terça-feira, no parlamento, que quer manter uma “relação facilitada” entre os portos portugueses e os portos britânicos, […]

Dossiers

Oferta de emprego – Agrónomo ou Florestal – Técnico comercial – Barreiro

Licenciatura (agronomia ou afins , ambiente , florestal ) ou equivalente […]

Notícias florestas

Parlamento rejeita projetos de lei com medidas de controlo de eucaliptos

O parlamento rejeitou hoje o projeto de lei do PEV para que o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) apresentasse um relatório anual que dê conta da ocupação da área […]