Brambles participa no desenvolvimento de ferramenta para avaliar circularidade

Brambles participa no desenvolvimento de ferramenta para avaliar circularidade

Circulytics é o nome de uma ferramenta recentemente desenvolvida pela Ellen MacArthur Foundation, instituição de caridade do Reino Unido que visa acelerar a transição para uma economia circular. A Brambles, empresa de soluções de logística para a cadeia de abastecimento, participou no desenvolvimento desta ferramenta, destinada a avaliar a circularidade nas empresas.

Segundo um comunicado da Brambles, «até à data, não havia uma forma de medir exaustivamente a circularidade», pelo que «a Circulytics é a primeira ferramenta de avaliação que permite que empresas individuais meçam com precisão a preparação para economia circular e o desempenho nessa área de cada empresa como um todo». A empresa indica que a Circulytics «vai para além da simples medição de fluxos de materiais: proporciona informações claras sobre todas as operações circulares, identifica áreas para melhorias imediatas e destaca oportunidades para a inovação estratégica».

A Brambles explica que a Circulytics «aplica dados e métricas para medir a transição das empresas para uma economia circular, facilitando a compreensão e o acompanhamento da mesma», proporcionando às empresas um «enquadramento de referência», o qual «lhes possibilita eliminar o desperdício e desenvolver estratégias que garantam um impacto ambiental positivo, permitindo ainda melhorarem os respectivos resultados finais e o valor da marca com as partes interessadas». Recorde-se que a economia circular procura reduzir o desperdício e a poluição, bem como manter produtos e materiais em utilização, ao mesmo tempo que regenera os sistemas naturais.

«A Circulytics divide o respectivo sistema de medição naquilo a que chama “catalisadores” e “resultados”. Os primeiros são elementos da própria empresa, como estratégia, pessoas, sistemas e processos, inovação e envolvimento externo com clientes e fornecedores. Os segundos estão relacionados com entradas (materiais e energia) e o modo como os resultados na forma de produtos ou serviços contribuem para a economia circular», indica o comunicado. O índice resultante «permite a qualquer empresa avaliar a circularidade de fluxos de produção e a cadeia de valor da empresa como um todo», sendo que as empresas recebem um resultado cumulativo numa série de temas» e informações e comentários personalizados da Ellen MacArthur Foundation.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior 9º Concurso Regional da Raça Holstein Frísia do Alto Minho - 14 a 16 de fevereiro - Ponte de Lima
Próximo Projeto Fruta Feia tirou duas mil toneladas do lixo. E entregou 1 milhão de euros aos agricultores parceiros

Artigos relacionados

Últimas

​Incêndio em Valpaços leva a evacuação de aldeia. Proteção Civil aguarda reforços

O incêndio que deflagrou esta sexta-feira, pelas 13h36, em Ervões, Valpaços, e que obrigou à evacuação de uma aldeia, já passou para o concelho vizinho de Chaves, […]

Últimas

Ministra da Agricultura visitou região do Dão para estreitar ligações entre o Turismo e o setor primário

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, realizou hoje uma visita aos concelhos de Viseu, Mangualde e Castro Daire, no âmbito da […]