Mercado Europeu
O mercado está conformado que as cotações dos porcos se manterão inalteradas durante algumas semanas. Praticamente em todos os mercados europeus atingiu-se o preço máximo e observa-se a linha plana habitual do verão. No entanto, como sabemos, este verão chegou mais tarde e o crescimento dos porcos começa agora a abrandar, o que provocará forte escassez no mercado nas próximas semanas.
Para além disso, o sul da Europa começa agora a receber turistas em barda, nomeadamente Itália que era quem transacionava os porcos no preço mais baixo, entre os mercados mediterrâneos.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Tendência geral:
As autoridades chinesas levaram a cabo a investigação anti-dumping sobre alguns porcos e produtos cárneos importados da União Europeia através de amostras pontuais, de acordo com o comunicado do Ministério do Comércio chinês, já que, dado o grande número de exportadores da UE e produtores nacionais chineses envolvidos, uma investigação completa sobrecarregaria as autoridades investigadoras.
As autoridades chinesas analisarão, por um lado, lotes de carne suína e subprodutos da UE em 2023 e, por outro lado, qualquer dano causado às indústrias chinesas.
O resultado da amostragem inicial mostrou que os três principais exportadores da UE em volume de exportações durante 2023 foram selecionados para responder ao questionário: O matadouro Danish Crown, a Vion-Boxtel e a Litera Carne.
Em relação à pesquisa sobre danos causados às indústrias chinesas, 24 empresas chinesas foram selecionadas. Essas empresas abateram 44,78 milhões de suínos no ano passado, representando 6,16% da produção total de carne suína da China.
Fonte: FPAS