Mercado Europeu:
Chegámos ao habitual período de subidas veraneantes, mas num contexto muito pouco habitual. A base de preços bastante elevados faz com que as subidas nos diferentes mercados europeus sejam feitas de forma algo desordenada. A razão principal é a dificuldade com que muitos matadouros estão a atravessar o último ano e meio.
Por outro lado, a Europa tem de olhar com cada vez maior prudência para o que está a acontecer na Alemanha no que diz respeito à Peste Suína Africana com foco nos suínos domésticos e, mais recentemente, um foco em javalis em Frankfurt, mais perto da fronteira com a França do que da zona afetada.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Tendência Geral:
A notícia da semana é a investigação antidumping que a China vai levar a cabo nas relações comerciais com a União Europeia, uma investigação fachada que não produzirá nada mais do que uma retaliação face à decisão da União Europeia de taxar os carros elétricos produzidos na China.
Uma investigação tão fantasiosa que a consequência que paira como ameaça é a imposição de taxas alfandagárias na importação de carne de porco proveniente da Europa e não a proibição de importação de carne de porco europeia. O setor pode ter um ano para se reorganizar e encontrar soluções para o previsível desfecho de, em junho de 2025, deixar de ter a China como destino de exportação.
Fonte: FPAS