Mercado Europeu:
Os dados europeus apontam para um forte abrandamento no volume de abates no ano 2023. Em Espanha a quebra está entre os 7 os 9% comparativamente com o ano passado, mas em países como Dinamarca e Bélgica a descida chega aos 15%. Porém, o consumo e as exportações também estão a níveis bastante inferiores que no ano passado.
A trajetória de preços na Europa contrasta com a que se verifica no resto do mundo. Na União o preço médio está 25% acima do que na mesma semana de 2022. Já no resto do mundo está 30% abaixo do preço de há um ano.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Tendência Geral:
O Ministério da Agricultura da Alemanha comunicou oficialmente na semana passada a abertura do mercado da Coreia do Sul. O governo sul coreano ratifica assim o anúncio feito em setembro do ano passado de aceitar a regionalização, isto é, habilitar matadouros fora das áreas afetadas com a PSA.
Neste momento foram habilitados três matadouros, dois anos e meio depois de ter sido encerrado este mercado asiático. O ministro alemão da agricultura adiantou que está a ser negociada a abertura de outros mercados terceiros, como a China, para que aceitem a regionalização.