Mercado Europeu:
Nova manutenção com a Península Ibérica a ter os preços dos porcos mais altos do mundo. Se no mês passado houve pressão dos matadouros para abrandar as subidas de preços, com dias de abates perdidos na altura da Semana Santa e Páscoa, em maio começa-se a perspetivar que o consumo aumente e não haja maneira de conter futuras subidas.
Sinal disso é a primeira subida da Alemanha ao fim de 8 semanas de estagnação, acompanhando a melhoria do tempo e, com ela, a abertura oficial da tão aguardada época dos churrascos.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Tendência Geral:
Esta subida da Alemanha teve impacto imediato nos seus mercados satélite como a Bélgica e a Áustria, mas a Dinamarca mantém-se com o preço mais baixo da Europa à procura de fidelizar mercados externos e, contrariando a tendência, só a Itália está em quebra resultado do baixo consumo e mau tempo que tem assolado o território transalpino.
E é precisamente o consumo que neste momento se assume como a incógnita principal para os tempos maos breves. Se na Península Ibérica o bom tempo já chegou há muito, no centro da Europa o calor primaveril teimou em chegar mas parecer estar agora a instalar-se.
Fonte: FPAS