Bolsa do Porco – Semana 04/2021

Bolsa do Porco – Semana 04/2021

Porco classe E (57% de músculo, no Matadouro) – euros /kg/Carcaça: Subida de 0,009 euros

Mercado europeu:

A última semana de Janeiro marca o ponto de inflexão do mercado. Estas 9 milésimas podem parecer uma ténue subida, mas são um forte sinal que os mercados português e espanhol dão apesar dos porcos ainda estarem a chegar ao matadouro com bastante peso. No resto da Europa, a surpresa regista-se com a subida de 3 cêntimos em vivo na Bélgica, um país que agora recupera do período em que teve PSA activa e que volta aos mercados internacionais. As próximas semanas deverão ser de contágio dos principais mercados da Europa central que deverão recuperar. De resto, a Alemanha, ainda muito afectada na sua operação pela pandemia, está a recuperar a pouco e pouco o volume normal de abates.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota:

  1. Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 05/2020 (01/02 a 05/02): Espanha 1,10; França 1,080; Alemanha 0,920; Holanda 0,910; Bélgica 0,880.
  2. Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no quadro de cotações (onde poderá comparar valores semanais dos últimos 10 anos) como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são atualizadas em permanência.
  3. Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.

Tendência geral: Esta foi a primeira semana do ano em que o peso ao abate baixou, sinónimo de que a oferta vai começar a pesar mais na fixação do preço nas próximas semanas. Começa a chegar a altura de firmar contratos com a China, uma vez que se aproxima o ano novo chinês (12 de Fevereiro), sendo perspectivável que as próximas semanas sejam de subidas bolsistas.

Comente este artigo
Anterior Comissão organiza consulta sobre nova estratégia da UE para as florestas
Próximo Portugal aumentou exportações em 44% até Novembro

Artigos relacionados

Nacional

Parras Wines e Paulo Laureano aliam-se para criar sinergias

A Parras Wines, empresa familiar liderada por Luís Vieira, firmou uma parceria de desenvolvimento com o conhecido enólogo e produtor alentejano Paulo Laureano. Em […]

Dossiers

Brochura: Desbastes em povoamentos jovens de sobreiro

Conhece a brochura da FilCork sobre ‘DESBASTES EM POVOAMENTOS JOVENS DE SOBREIRO’? Faça download no link em baixo. Contem informação resultante de um artigo científico […]

Nacional

POSEI. Ilídia Quadrado defende reforço nos apoios aos produtores açorianos

A deputada do PSD/Açores na Assembleia da República Ilídia Quadrado quer saber se o Governo vai disponibilizar “um reforço das verbas do POSEI destinadas aos produtores agrícolas da Região, de forma a fazer face a novos […]