Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Junho de 2019

Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Junho de 2019

Breve síntese sobre a evolução da produção e dos preços na agricultura e pescas

Previsões Agrícolas

As previsões agrícolas, em 31 de maio, apontam para uma campanha das prunóideas muito produtiva, com rendimentos unitários (3,2 toneladas por hectare para a cereja e 12,5 toneladas por hectare para o pêssego) ao nível dos melhores das últimas décadas. Em contrapartida, nos cereais de inverno, o tempo quente e seco de março foi determinante para a redução das produtividades face às da última campanha, variando entre os -10% no trigo mole e cevada e os -15% no trigo duro, triticale e aveia.

Quanto às culturas de primavera/verão, de salientar a diminuição em 5% da superfície de arroz, sobretudo devido à redução da área instalada nos campos da bacia hidrográfica do Sado (aproximadamente menos 900 hectares, face a 2018), consequência dos baixos níveis das reservas hídricas das albufeiras da região. Também a área de milho deverá diminuir 5% e a de girassol 15%. Pelo contrário, prevê-se um aumento de 4% na área plantada de batata, essencialmente como resposta ao aumento do preço pago ao produtor, e de 2% na área de tomate para a indústria, praticamente já toda instalada.

Gado, aves e coelhos abatidos

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em abril de 2019 foi 40 502 toneladas, o que correspondeu a um acréscimo de 9,6% (-5,2% em março), devido ao maior volume de abate registado nos bovinos (+2,9%), suínos (+6,8%), ovinos (+228,4%) e caprinos (+252,4%). O acréscimo significativo que se verificou nas espécies ovina e caprina resultou do calendário pascal mais tardio em 2019 (21 de abril). O peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 28 811 toneladas, o que representou um decréscimo de 1,6% (-4,8% em março), devido ao menor volume de perus (-17,8%), patos (-8,3%) e codornizes (-12,5%).

Produção de aves e ovos

O volume de produção de frango teve um aumento de 12,5% (+1,3% em março), com 27 228 toneladas, e a produção de ovos de galinha para consumo seguiu a mesma tendência com um acréscimo de 15,2% (+1,1% em março), correspondente a 9 689 toneladas produzidas.

Produção de leite e produtos lácteos

A recolha de leite de vaca foi 166,0 mil toneladas, o que indica um decréscimo em relação ao mês homólogo de 1,4% (-1,9% em março). O fabrico de produtos lácteos também baixou (-5,4% que compara com -3,1% em março) devido maioritariamente à redução do volume do leite e nata para consumo.

Preços e índices de preços agrícolas

Em maio de 2019, as variações mais significativas em módulo no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas na batata (+63,8%), suínos (+11,3%), azeite a granel (-26,8%), ovos (-16,7%) e hortícolas frescos (-16,0%). Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se nos suínos (+4,7%), batata (-16,3%) e azeite a granel (-6,8%). Em março de 2019, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) aumentou 1,6% e o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) cresceu 1,1%. Relativamente ao mês anterior, observaram- -se igualmente acréscimos de 0,4% e de 0,2% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente e no índice de preços de bens e serviços de investimento, respetivamente.

Nota explicativa: salvo indicação em contrário, as taxas de variação referem-se sempre a variações homólogas

→ Consulte aqui o documento ←

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em INE: publicações.

Anterior Mais de 13 mil capturas registadas Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina em Montalegre
Próximo “Dos 90 mil hectares a regar no Alqueva, 57 mil são de olival, não faria sentido continuar a apoiar esse tipo de investimento aqui”, diz Ministro da Agricultura

Artigos relacionados

Dossiers

Nova força de sapadores florestais entra em ação em 2020

A nova força de sapadores florestais portugueses vai estar em formação ao longo de 2019 e terá missões de prevenção e combate em 2020, […]

Comunicados

Cascais quer criar Zona de Intervenção Florestal no Parque Natural Sintra Cascais

A Câmara Municipal de Cascais quer criar uma Zona de Intervenção Florestal (ZIF) onde ocorreu o incêndio florestal de outubro de 2018, que consumiu perto de 500 hectares do Parque Natural Sintra Cascais […]

Sugeridas

Ante el retraso de la PAC, proponen hacer un recálculo de los derechos de pago básico para evitar tensiones

Tras el anuncio realizado este lunes 18 por el ministro de Agricultura, Luis Planas, al finalizar el Consejo de Agricultura de la UE, […]