Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Junho de 2019

Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Junho de 2019

[Fonte: INE: publicações]

Breve síntese sobre a evolução da produção e dos preços na agricultura e pescas

Previsões Agrícolas

As previsões agrícolas, em 31 de maio, apontam para uma campanha das prunóideas muito produtiva, com rendimentos unitários (3,2 toneladas por hectare para a cereja e 12,5 toneladas por hectare para o pêssego) ao nível dos melhores das últimas décadas. Em contrapartida, nos cereais de inverno, o tempo quente e seco de março foi determinante para a redução das produtividades face às da última campanha, variando entre os -10% no trigo mole e cevada e os -15% no trigo duro, triticale e aveia.

Quanto às culturas de primavera/verão, de salientar a diminuição em 5% da superfície de arroz, sobretudo devido à redução da área instalada nos campos da bacia hidrográfica do Sado (aproximadamente menos 900 hectares, face a 2018), consequência dos baixos níveis das reservas hídricas das albufeiras da região. Também a área de milho deverá diminuir 5% e a de girassol 15%. Pelo contrário, prevê-se um aumento de 4% na área plantada de batata, essencialmente como resposta ao aumento do preço pago ao produtor, e de 2% na área de tomate para a indústria, praticamente já toda instalada.

Gado, aves e coelhos abatidos

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em abril de 2019 foi 40 502 toneladas, o que correspondeu a um acréscimo de 9,6% (-5,2% em março), devido ao maior volume de abate registado nos bovinos (+2,9%), suínos (+6,8%), ovinos (+228,4%) e caprinos (+252,4%). O acréscimo significativo que se verificou nas espécies ovina e caprina resultou do calendário pascal mais tardio em 2019 (21 de abril). O peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 28 811 toneladas, o que representou um decréscimo de 1,6% (-4,8% em março), devido ao menor volume de perus (-17,8%), patos (-8,3%) e codornizes (-12,5%).

Produção de aves e ovos

O volume de produção de frango teve um aumento de 12,5% (+1,3% em março), com 27 228 toneladas, e a produção de ovos de galinha para consumo seguiu a mesma tendência com um acréscimo de 15,2% (+1,1% em março), correspondente a 9 689 toneladas produzidas.

Produção de leite e produtos lácteos

A recolha de leite de vaca foi 166,0 mil toneladas, o que indica um decréscimo em relação ao mês homólogo de 1,4% (-1,9% em março). O fabrico de produtos lácteos também baixou (-5,4% que compara com -3,1% em março) devido maioritariamente à redução do volume do leite e nata para consumo.

Preços e índices de preços agrícolas

Em maio de 2019, as variações mais significativas em módulo no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas na batata (+63,8%), suínos (+11,3%), azeite a granel (-26,8%), ovos (-16,7%) e hortícolas frescos (-16,0%). Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se nos suínos (+4,7%), batata (-16,3%) e azeite a granel (-6,8%). Em março de 2019, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) aumentou 1,6% e o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) cresceu 1,1%. Relativamente ao mês anterior, observaram- -se igualmente acréscimos de 0,4% e de 0,2% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente e no índice de preços de bens e serviços de investimento, respetivamente.

Nota explicativa: salvo indicação em contrário, as taxas de variação referem-se sempre a variações homólogas

Comente este artigo

O artigo Boletim Mensal da Agricultura e Pescas - Junho de 2019 foi publicado originalmente em INE: publicações.

Anterior Mais de 13 mil capturas registadas Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina em Montalegre
Próximo “Dos 90 mil hectares a regar no Alqueva, 57 mil são de olival, não faria sentido continuar a apoiar esse tipo de investimento aqui”, diz Ministro da Agricultura

Artigos relacionados

Comunicados

Floresta Global aborda formas diferentes de gerir a floresta e o território nacional

[Fonte: Celpa]
A CELPA – Associação da Indústria Papeleira participou em mais uma edição da Agroglobal nos passados dias 5, 6 e 7 de Setembro.
Além da presença de um stand, que foi visitado pelo Primeiro Ministro António Costa, pelo ministro da Agricultura Capoulas Santos, […]

Sugeridas

Portuguese AgroFood Cluster reconhecido publicamente

O setor agroalimentar português congrega 4 atores e cria o Portuguese AgroFood Cluster, reconhecido publicamente pelo Governo no passado dia 23 de fevereiro.
Este reconhecimento foi atribuído no decorrer da sessão de apresentação do Programa Interface que contou com a presença do Primeiro-Ministro António Costa e dos Ministros da Ciência, […]

Comunicados

CAMB é a melhor empresa do baixo alentejo e recebe prémio “mais azeite”

O quarto trimestre de 2017 tem reforçado os reconhecimentos que a CAMB (Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos) recebeu ao longo do restante ano. Exemplos disso são os prémios agora recebidos pela cooperativa, destacando-se o prémio “Mais Azeite” da XVI Gala Óscares do Alentejo e o Prémio de Melhor Empresa do Baixo Alentejo, […]