A EU CAP Network (Rede Europeia da PAC) voltou a destacar, recentemente, dois projetos portugueses na sua página de boas práticas.
O projeto “A Palavra aos Frescos (The Word to the Producers)”, liderado pela Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP) é uma associação profissional de carácter socioeconómico em Portugal. O seu principal objetivo é a promoção e representação do sector e das organizações associadas de produtores de frutas e produtos hortícolas. O projeto apoia a produção de uma série de vídeos abrangentes para aumentar a sensibilização para os benefícios da organização e do trabalho em rede, e para promover o sector em Portugal.
O projeto “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura“, liderado pela CONFAGRI, centra-se na sensibilização para a importância das cooperativas rurais e da inovação na agricultura. Em colaboração com cooperativas locais selecionadas, a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI) produziu cinco vídeos, três folhetos e três webinars abertos, apresentando boas práticas em matéria de eficiência energética, organização da produção, agricultura digital e economia circular. A mensagem principal foi que as cooperativas agrícolas são motores do desenvolvimento rural e da inovação, estimulando a geração de rendimentos, a qualidade de vida e a retenção de pessoas e serviços nas zonas rurais.
Estes projetos demonstram o compromisso de Portugal com a inovação e a sustentabilidade no setor agrícola e florestal, enquanto aproveitam os recursos disponíveis através dos fundos da PAC. Ao promoverem a utilização de práticas mais sustentáveis e a valorização de recursos locais, estes projetos contribuem para fortalecer a resiliência das comunidades rurais e para a construção de um futuro mais sustentável.
Para mais informações sobre os projetos de boas práticas a nível europeu, aceda ao site da EU CAP Network, neste link.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.