No âmbito do Pacto Rural foram identificados recentemente um conjunto de dez projetos de desenvolvimento rural considerados exemplos de boas práticas pelo seu caráter inovador e pela possibilidade de inspiração e replicação que oferecem. Entre os projetos identificados está uma iniciativa de Portugal, o VirtuALL, promovido pela AD ELO, que tem como objetivo a promoção do envelhecimento ativo, a partir de ferramentas digitais e atividades participativas.
A sustentabilidade é um elemento chave nos projetos identificados. Seja promovendo o empreendedorismo verde, a energia renovável ou o turismo sustentável, estas iniciativas têm em comum o facto de corresponderem a abordagens ecologicamente sustentáveis e socialmente responsáveis de desenvolvimento rural.
As 10 boas práticas demostram a importância da aposta em abordagens holísticas e integradas de desenvolvimento rural e demonstram o poder transformador das iniciativas lideradas pelas comunidades das áreas rurais em prol do desenvolvimento dos seus próprios territórios.
Saiba mais aqui e aceda às fichas de cada uma das boas práticas aqui.
Fonte: Minha Terra
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.