A espanhola Biobest acaba de anunciar a compra da portuguesa Agronologica, empresa na área de controlo biológico de culturas, fundada em 2016 por José Vanzeler. As empresas já eram parceiras nesta atividade, sendo a Agronologica distribuidora dos produtos Biobest em Portugal. A empresa passa agora a chamar-se Biobest Portugal.
Em comunicado de imprensa conjunto, as empresas revelam que “a aquisição permitirá acesso aprimorado ao conhecimento técnico, portfólio de produtos e logística otimizada da Biobest. A Biobest também investirá recursos adicionais para fortalecer a organização Agronologica. A Biobest Sistemas SLU, com sede em Almeria, cooperará estreitamente com a Agronologica e fornecerá suporte estratégico de gestão. A mudança de nome para Biobest Portugal concretizar-se-á refletindo a forte integração de atividades entre a Agronologica Unip. Lda e a Biobest”.
Jordi Portoles Peramo, Diretor Geral da Biobest Sistemas SLU, justifica que “com esta aquisição, fazemos a transição de uma cooperação à distância com um distribuidor para uma operação local totalmente integrada com a mesma perfeita logística. Prestaremos serviços de gestão e prestaremos um forte apoio à equipa em Portugal. Tenho certeza de que beneficiarão muito da experiência da Biobest em todo o mundo para aprimorar ainda mais os seus serviços aos produtores. A mudança de nome para Biobest Portugal será um testemunho para os produtores de que podem contar plenamente com os mais elevados padrões de fiabilidade, qualidade e serviço.”
Já José Vanzeler de Melo, fundador da Agronologica, partilhou o seu entusiasmo: “Estou feliz por ver esta relação reforçada com a Biobest agora como única acionista. A minha paixão é contribuir para a horticultura sustentável em Portugal, aumentando o uso do controlo biológico e entregando soluções superiores e um serviço de excelência aos nossos produtores. Vemos uma ampla oportunidade de aproveitar as sinergias entre as operações da Biobest em Portugal e Espanha para oferecer um serviço ainda melhor aos produtores portugueses.”
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.