Bill Gates defende inovação na agricultura para responder a mudanças climáticas

Bill Gates defende inovação na agricultura para responder a mudanças climáticas

O fundador da Microsoft, Bill Gates, advertiu segunda-feira que “centenas de milhões de agricultores” estão a sentir os efeitos das mudanças climáticas e defendeu a inovação no setor, numa conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO).

“Quanto mais demorarmos a reduzir as emissões a zero líquido, piores serão as consequências”, alertou Bill Gates na 42ª conferência da FAO, com sede em Roma, no tradicional discurso em memória de Frank McDougall, um dos fundadores desta agência especializada das Nações Unidas.

Bill Gates enfatizou que “a mudança climática custou sete anos de crescimento da produtividade agrícola” e que “nas próximas décadas o aquecimento global deve aumentar as secas e inundações, reduzir a produtividade e aumentar os preços”.

“É injusto que as nações que menos contribuíram para a mudança climática sejam agora as que mais esperam por vacinas e as mais afetadas por esses desafios”, disse Gates.

Nesse sentido, lembrou que o impacto da covid-19 poderia ter deixado até “132 milhões de pessoas na pobreza” numa crise que as mudanças climáticas contribuem para “complicar” ainda mais, devido à dependência do setor primário dos países menos desenvolvidos.

O empresário reivindicou o trabalho da União Africana em colaboração com a FAO, com projetos de ajuda aos agricultores do Quénia, ou um sistema de alerta precoce contra a ferrugem do trigo na Etiópia, como exemplos de inovação contra os efeitos das mudanças climáticas.

“Os pequenos agricultores devem superar adversidades incríveis e inovar, mas não podem fazê-lo sozinhos, precisam de soluções internacionais”, disse, apelando à FAO e às demais agências das Nações Unidas que “prestem assistência técnica” aos agricultores.

Comente este artigo
Anterior Farmers urgently need to diversify, but they cannot do it alone
Próximo Incêndios: Plano Operacional de Combate da Madeira entra hoje em vigor

Artigos relacionados

Nacional

Quercus preocupada com poluição das linhas de água

“A chuva, se for pouca, não é dramático. Se houver muita chuva, criam-se compostos que degradam a água na albufeira. O problema agora depende se vai chover muito ou não”, […]

Nacional

Mais de mil hectares já foram rearborizados no Pinhal de Leiria

[Fonte: Sapo] O presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Nuno Banza, afirmou hoje que já foram rearborizados 1.039 hectares de um total de cerca de 2.500 do Pinhal do Rei, […]

Nacional

Cerimónia de Entrega dos Prémio Floresta e Sustentabilidade a 8 de maio

Os vencedores vão ser anunciados dia 8 de maio, numa cerimónia que se realiza na Estufa Real, Calçada Galvão, em Lisboa, com a presença de Luís Capoulas Santos, […]