Banco de Terras de Guimarães tem inscrições abertas

As inscrições para o Banco de Terras de Guimarães estão abertas e decorrem até 31 de Dezembro, forma a autarquia.

Os proprietários interessados deverão consultar o Aviso de abertura de candidaturas disponível no site do Município de Guimarães (aqui) e seguir as orientações para submissão da candidatura.

A Câmara Municipal de Guimarães lançou o Banco de Terras de Guimarães, primeiro Banco de Terras em Portugal, através da sua Incubadora de Base Rural (IBR Guimarães).

Terrenos abandonados para arrendar

O Banco de Terras é um instrumento através do qual proprietários podem arrendar ao Município terrenos abandonados/sem utilização de que sejam detentores, para que este os sub-arrende a empreendedores com vontade em criar o seu próprio negócio de base rural.

O Banco de Terras de Guimarães corporiza um conjunto de benefícios para o proprietário, na medida em que valoriza os seus terrenos com potencial agrícola ou florestal, tem garantia de renda por parte do Município de Guimarães, recebe o património fundiário no mesmo estado de uso ou ainda melhor do que o estado inicial e deixa de ter custos com a limpeza anual de vegetação, espécies arbustivas e manta morta, realça a autarquia.

Contactos

Para mais informações é possível contactar a autarquia através de e-mail ([email protected]), telefone (253 421 210) ou presencialmente nas instalações da Câmara Municipal de Guimarães (pedindo audiência com a Coordenadora Sónia Monteiro).

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Produção de cereais inferior a 200 mil toneladas
Próximo Fogo em Abrantes já está em fase de resolução

Artigos relacionados

Notícias inovação

Investigadores desenvolvem nova forma de “imprimir” vegetais frescos em 3D

Investigadores de Singapura desenvolveram uma forma de “imprimir” em 3D vegetais frescos mais nutritivos e saborosos, que podem ser usados em doentes com dificuldades em engolir. […]

Dossiers

Oferta de emprego – Enólogo – Beja

A Herdade da Malhadinha Nova, localizada em Albernoa, no concelho de Beja, encontra-se a recrutar dois Enólogos (M/F) para reforçar a equipa de enologia. […]

Nacional

Parlamento autoriza Governo a legislar sobre arrendamento forçado de solos

O parlamento autorizou hoje o Governo a legislar sobre arrendamento forçado em áreas ardidas cujos proprietários não se voluntariam para executar intervenções, alterando as bases gerais da […]