Azeite do Alentejo em degustação na Califórnia

Azeite do Alentejo em degustação na Califórnia

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

O Azeite do Alentejo está a participar, durante três dias, no Winter Fancy Food Show, evento gastronómico para profissionais que decorre em São Francisco, entre 13 e 15 de Janeiro. Esta acção, uma iniciativa do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, pretende dar a conhecer os azeites alentejanos aos empresários da indústria alimentar norte-americana, mais especificamente na costa Oeste dos Estados Unidos.

No stand do CEPAAL, é possível provar e degustar os azeites de quase três dezenas de produtores do Alentejo, região responsável pela produção de 78% do azeite nacional.

Com mais de 325 milhões de habitantes, os Estados Unidos estão a descobrir o potencial gastronómico e os benefícios do azeite, pelo que é considerado pelo CEPAAL um dos mercados prioritários no seu plano de promoção externa – a par de outras geografias como o Canadá, Dinamarca, Suécia, Alemanha, incluindo o Brasil, o maior mercado de exportação do azeite nacional.

«Pela sua dimensão, e mesmo que ainda represente uma fatia muito pequena das exportações de azeite, os Estados Unidos têm um potencial enorme. Por isso, no último ano, temos vindo a reforçar a nossa presença neste território. Em Junho e Julho do ano passado, estivemos na costa Este, em Nova Iorque, no Summer Fancy Food Show, e agora estamos na Califórnia para dar a conhecer a qualidade dos azeites do Alentejo», refere Mariana Teles Branco, técnica de marketing e qualidade do CEPAAL.

Nesta 44ª edição do Winter Fancy Food Show, organizado pela Specialty Food Association no Moscone Center, o maior complexo de exposições na Califórnia, marcam presença mais de 1.400 expositores de todo o Mundo e perto de 80.000 produtos.

Esta acção de promoção nos Estados Unidos insere-se no projecto de “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, com o qual o CEPAAL pretende reforçar a estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados. O objectivo é contribuir para o aumento das exportações, dar visibilidade colectiva a este produto, dinamizar a economia da região e conferir maior competitividade ao sector.

O projecto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos” é co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320.682 euros, dos quais 256.546 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Notícias relacionadas

Comente este artigo

O artigo Azeite do Alentejo em degustação na Califórnia foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior Algas podem ajudar a aumentar durabilidade de maçãs processadas
Próximo Inauguração do radar meteorológico da Região Autónoma da Madeira

Artigos relacionados

Últimas

Esclarecimento sobre o percevejo asiático

[Fonte: MAFDR] Halyomorpha halys é um percevejo que tem vindo a causar preocupações em vários países terceiros, nos quais tem provocado estragos avolumados em várias culturas, […]

Notícias apoios públicos incêndios

Garantido alimento para as colmeias sobreviventes aos incêndios

Os apicultores das zonas afetadas pelos incêndios podem, a partir de dia 15 de novembro, recorrer a ajudas para alimentação das colmeias localizadas nas áreas ardidas e cuja sobrevivência se encontra ameaçada. […]

Últimas

Presidente da Assembleia quer consagrar 17 de junho como Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios

[Fonte: Expresso]

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, enviou esta quarta-feira aos líderes parlamentares um projeto de resolução para consagrar 17 de junho como Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais, […]