Autoridade nacional renova certificação do Laboratório de Produtos Vitivinícolas da Madeira

Autoridade nacional renova certificação do Laboratório de Produtos Vitivinícolas da Madeira

O Instituto Português de Acreditação renovou a certificação do Laboratório de Produtos Vitivinícolas e Bebidas Espirituosas da Madeira, entidade responsável pelo controlo da qualidade físico-química na região demarcada do arquipélago, indicou hoje a Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

“O estatuto de laboratório acreditado […] permite credibilizar, ainda mais, os resultados emitidos por este laboratório, cuja função primordial é fornecer um serviço com qualidade para os seus principais utilizadores, ou seja, os agentes económicos do setor dos vinhos e das bebidas espirituosas da região”, refere a secretaria em comunicado.

O Laboratório de Produtos Vitivinícolas e Bebidas Espirituosas está integrado no Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), organismo sob a tutela da Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A União Europeia designou este laboratório “responsável oficial” pelo controlo da qualidade físico-química dos produtos oriundos da Região Demarcada da Madeira, ao nível dos setores vitivinícola e das bebidas espirituosas, nomeadamente as Denominações de Origem e Indicações Geográficas ‘Madeira’, ‘Madeirense’, ‘Terras Madeirenses’, ‘Rum da Madeira’ e ‘Poncha da Madeira’.

“Tal situação obriga a que o laboratório demonstre regularmente a sua competência técnica a autoridade independente e idónea, que se traduz num processo de acreditação com base num referencial”, é referido no comunicado.

A Secretaria da Agricultura indica que, desde 2000, o Laboratório de Produtos Vitivinícolas e Bebidas Espirituosas do IVBAM é acreditado pelo Instituto Português de Acreditação, com base nas auditorias externas anuais.

Comente este artigo
Anterior Cotações - Produtos Hortícolas - 4 a 10 de outubro de 2021
Próximo VETLIMA apresenta BOVIMILK – a nova linha de leites de substituição para viteloas

Artigos relacionados

Últimas

AgroSemana: Bridgestone está de regresso a mais uma edição da Feira Agrícola do Norte

A Bridgestone, empresa líder em pneus e borracha a nível mundial, está de volta à AgroSemana – Feira Agrícola do Norte. […]

Opinião

Recuperar a agronomia para conservar a agricultura – Tomás Roquette Tenreiro

Muito provavelmente não direi aqui nada que muitos não se tenham já apercebido. As causas deste paradigma são já uma realidade para muitos […]

Cotações ES

Los precios del porcino de capa blanca siguen sin cambios


Se mantiene la estabilidad en el mercado porcino otra semana más, con un incremento de peso de los animales por la recuperación estacional, […]