Autarquias reclamam intervenção na gestão florestal

Autarquias reclamam intervenção na gestão florestal

[Fonte: Gazeta Rural]

O Dia Internacional da Floresta, 21 de março, foi comemorado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com debates sobre a valorização económica dos territórios florestais.

No anfiteatro de ciências florestais, decorreu uma sessão sob o tema poder autárquico e a gestão das florestas para a qual foram convidadas as autarquia de Vila Pouca de Aguiar e Vouzela porque, de acordo com o diretor do departamento de ciências florestais, Domingos Lopes, sabemos que estão entre as Câmaras que mais e melhor têm trabalhado as políticas florestais.

Nesta sessão moderada por Mila Brigas, da Rádio Universidade, o autarca de Vila Pouca de Aguiar começou por caracterizar o concelho que tem cerca de 70% do seu território em espaço florestal e mais de metade em baldios. Alberto Machado referiu que é fundamental implementar uma estratégia florestal que traga mais-valias ao território, em especial ao interior do país.

O autarca de Vouzela, Rui Pereira, recordou os incêndios de 15 de outubro de 2017 que destruíram 75% do concelho com uma das maiores manchas florestais do centro do país.

Estas autarquias investiram milhares de euros no espaço florestal que servem, sobretudo para a combate aos incêndios florestais. Os autarcas concordam que o poder central impede as autarquias de atuar e de serem um parceiro na gestão florestal que permita a intervenção capaz de obter proveitos para as respetivas comunidades, através da produção de riqueza, criação de postos de trabalho e fixação da população. k

Comente este artigo

O artigo Autarquias reclamam intervenção na gestão florestal foi publicado originalmente em Gazeta Rural

Anterior Governo lança selo para comemorar os 20 anos da Floresta Laurissilva
Próximo Árvores plantadas e horta pedagógica inaugurada no Dia Mundial da Árvore e da Floresta

Artigos relacionados

Últimas

PCP avisa que “incêndios não se apagam com gasolina”

Lisboa, 13 jul (Lusa) — O líder do PCP admitiu hoje que o Governo do PS “decidirá quem é que quer ter como parceiro” na reforma florestal, mas avisou que nem PSD nem CDS têm “soluções boas para a floresta”.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_4 span,#wpdevar_comment_4 iframe{width:100% !important;} […]

Últimas

Orçamento Participativo Portugal vai recolher propostas em Faro, Portimão, VRSA e São Brás


Graça Fonseca, secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa

O Orçamento Participativo Portugal (OPP), que dará aos cidadãos a hipótese de apresentar propostas a serem financiadas pelo Governo, terá sessões para recolha destas em São Brás de Alportel, no dia 15 de Fevereiro, […]

Últimas

Trump ameaça fechar fronteira com México

[Fonte: Jornal De Negócios]

Donald Trump continua a fazer ameaças, que pretende cumprir se o Congresso não aprovar um pacote para a construção do muro na fronteira com o México. O presidente dos EUA disse que irá encerrar a fronteira, “elevando a parada” […]