Auchan apresenta rótulo que mede qualidade nutricional dos alimentos

Auchan apresenta rótulo que mede qualidade nutricional dos alimentos

A Auchan Retail Portugal está a adoptar em todos os produtos de marca própria o Nutri-Score, um sistema de rotulagem que avalia e torna visível o equilíbrio nutricional dos alimentos. Este sistema pretende contribuir para que os portugueses tomem decisões conscientes sobre a sua alimentação.

O Nutri-Score é um sistema gráfico simples, fácil de ler e de entender, que classifica os alimentos numa escala de A a E, cada uma com uma cor diferente, do verde ao vermelho. Para estabelecer a categoria, são considerados em cada alimento os ingredientes a privilegiar, como fibras, proteínas, frutas e legumes, e os que se devem limitar: gorduras saturadas, açúcares e sal.

Na categoria A, encontram-se alimentos como água, e legumes e peixe congelados. No outro extremo da escala, são classificados com E alimentos como queijos gordos, enchidos ou bolos mais doces ou calóricos. A indicação é a de que os consumidores devem ingeri-los com moderação.

Rui Oliveira, director de Marca Própria da Auchan Retail Portugal, sublinha: «Com a multiplicidade de produtos e rótulos que existem, quisemos aumentar a transparência para os nossos consumidores e, por isso, resolvemos adoptar o Nutri-Score, sistema de classificação nutricional, com robusta evidência científica, que reúne um apoio alargado, desde autoridades de saúde a largos segmentos da indústria e distribuição, bem como das associações de consumidores. Assim, será mais fácil para as pessoas obter informação sobre os alimentos que vão comer e tomarem opções mais saudáveis. Por outro lado, para os profissionais de saúde também será mais fácil fazer recomendações, porque têm acesso a informação uniformizada. Esperamos, até meados de 2020, ter nas nossas lojas mais de 2.000 referências com o Nutri-Score.»

A nível internacional, o Nutri-Score já foi adoptado como sistema recomendado, embora opcional, em França, Bélgica e Espanha, tendo a ministra da Agricultura da Alemanha anunciado o início do processo naquele país. Em Portugal, chega ao linear pelas mãos da Auchan. Neste momento já está disponível para todos os produtos de marca própria na plataforma online da Auchan Portugal e está a ser gradualmente adicionado a todas as embalagens físicas dos produtos de marca Auchan.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior Quercus alerta para abate de árvores centenárias em Vila Nova de Paiva
Próximo Mais de 27 mil hectares de amendoais em Trás-os-Montes

Artigos relacionados

Nacional

Cortiça também pode ser usada…na cosmética

Depois de 245 anos a produzir sandálias com sola de cortiça, a marca alemã Birkenstock vai passar a usar esta matéria prima em produtos de cosmética. […]

Nacional

Normas de comercialização no sector das frutas e hortícolas frescos alteradas

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que a União Europeia alterou as normas de comercialização no sector das frutas e produtos hortícolas frescos. […]

Nacional

Portugueses visitam agricultura da Califórnia

A Magos Irrigation Systems, a Consulai, a EDIA, a CCDR Alentejo e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo organizaram uma missão empresarial agrícola na Califórnia, […]