A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu hoje 13 toneladas de azeitona, alegadamente proveniente de furtos na região do Alentejo, numa ação de fiscalização a uma unidade industrial recetora daquele fruto, no concelho de Mourão, informou aquela polícia.
A operação, segundo uma nota divulgada pela ASAE, resultou de uma investigação criminal realizada pela Unidade Operacional de Évora e levou à instauração de um processo por suspeita de crimes de furto e recetação das 13 toneladas de azeitona roubada, avaliada no mercado em cerca de 16 mil euros, bem como de diversa documentação indiciária da prática dos ilícitos.
Da investigação resultou também a identificação dos diversos autores materiais dos ilícitos criminais, bem como de alguns lesados com a prática dos furtos.
A ação contou com a colaboração dos elementos da Guarda Nacional Republicana de Mourão.
Na terça-feira passada, a GNR divulgou um balanço no qual informava que tinha detido 122 pessoas e identificado outras 299 entre julho e dezembro do ano passado por crimes de furto nas explorações agrícolas, tendo recuperado e apreendido durante aquele período 44,221 toneladas de azeitona.
Durante a operação “Campo Seguro 2023”, a GNR realizou 3.108 ações de informação e sensibilização dirigidas a 13.892 pessoas “junto das comunidades rurais, em particular junto dos agricultores, sobre medidas de prevenção de ilícitos criminais, nomeadamente sobre furto de produtos agrícolas, furto de cobre e outros metais não preciosos, situações de exploração em contexto laboral relacionadas com o tráfico de seres humanos e ainda, para a utilização segura de veículos agrícolas e florestais”.
A Guarda realizou ainda 3.087 ações de patrulhamento e 1.327 outras de fiscalização, culminando na detenção de 122 pessoas e na identificação de outras 299 maioritariamente por crimes de furto nas explorações agrícolas.
Ainda hoje, quatro homens e uma mulher, entre os 19 e os 49 anos, foram detidos pela GNR por furto de azeitona, tendo os militares recuperado 200 quilos daquele fruto, no concelho de Campo Maior (Portalegre).